segunda-feira, fevereiro 24, 2020

Canadá tem limitações na condição de 4º maior produtor de petróleo do mundo

O The New York Times, publicou hoje (aqui), na sua versão online, uma matéria que fala sobre o abandono de um projeto de extração de petróleo nas areias betuminosas da província de Alberta, no Canadá por limitações econômicas e de financiamento. Essa decisão tem poder de alterar a situação do quarto maior produtor do mundo.

Hoje, em termos de produção de petróleo no mundo com quase 6 milhões de barris por dia (bpd), o Canadá está atrás apenas dos EUA, Rússia e Arábia Saudita.

A região de Alberta no centro do país é responsável por cerca de 60% da produção de petróleo do Canadá que em boa parte é exportada para os EUA, que hoje estão abarrotados, com produção de petróleo de xisto (tight oil).

Hoje a produção de petróleo americana é de 15,2 milhões de barris por dia, com projetos caros e de retornos duvidosos que também criam dificuldades para financiar projeto do campo de Frontier, em Alberta, no Canadá.

Até por conta disso, e com o óleo do pré-sal brasileiro mais limpo, com maior valor no mercado global e com baixíssimo custo de extração, em 2030, o Brasil poderá estar sair do 8º lugar e ultrapassar o Canadá, como o 4º maior produtor mundial de petróleo. A conferir!

Um comentário:

Anônimo disse...

Colando comentário de internauta:

16 perguntas sobre o Coronavirus para os EUA:

1. Apesar de muitos caucasianos estarem em Wuhan, por que o vírus parece atacar apenas chineses ou pessoas com sangue chinês?

2. Por que o primeiro surto de coronavírus foi 14 dias depois que 300 militares dos EUA chegaram a Wuhan para os Jogos Mundiais Militares em 19 de outubro? O período de incubação foi de 14 dias.

3. Por que Harvard colecionou DNA do povo chinês na China há um ano, sob um projeto de pesquisa?

4. Por que uma remessa de vírus excepcionalmente virulentos dos laboratórios biológicos de NML do Canadá terminou na China em março de 2019?

5. Por que os EUA retiraram ou evacuaram seus funcionários e funcionários da embaixada com sede em Wuhan imediatamente após o Jogo Militar no final de outubro?

6. Por que a Fundação Bill e Melinda Gates previu até 65 milhões de mortes via coronavírus em setembro de 2019? Coincidência?

7. O vírus se assemelha a um raro morcego sul-africano, uma cobra e outro tipo de criatura marinha. Como esse vírus termina em Wuhan - morcego sul-africano?

8. Como os vírus saltaram as barreiras das espécies sobre três animais sem assistência humana?

9. Por que os surtos ocorreram após o fracasso dos ataques patrocinados pelos EUA em Hong Kong e Xinjiang?

10. Por que o surto acontece depois que alguns vírus atacaram a criação de porcos e galinhas na China?

11. Quem espalhou e atacou os porcos na China? O relatório mencionou que um dróide foi usado para pulverizar vírus nos porcos.

12. Por que os EUA espalharam imediatamente os boatos através da mídia de que a China roubou o vírus dos EUA e o vazou acidentalmente em Wuhan? Mas a instalação em Wuhan NÃO é uma instalação militar ou de desenvolvimento.

13. Os EUA possuem a patente de 'Um coronavírus atenuado', que foi arquivada em 2015 e concedida em 2018?

14. Por que um grande número de vítimas iniciais não estava relacionado ou nunca esteve no mercado úmido de Wuhan? Foi realmente o autor?

15. O que e por que os EUA enterraram contêineres de risco biológico no consulado evacuado dos EUA em Wuhan?

16. Por que os líderes, políticos e meios de comunicação dos EUA, as reações imediatas e a linha de perguntas sobre a China quando o surto foi anunciado eram tão alinhadas e semelhantes? Já havia um alinhamento antes do anúncio do surto?