quarta-feira, março 21, 2007

Monitorando a construção da nova ponte

Morador reclama da falta de comunicação

O parceiro deste blog, Issac Esquef, é morador da rua Estilac Leal em Guarus e reclama da forma como está se dando, a construção da ponte da prefeitura por lá. Ele mandou o artigo e as imagens abaixo e promete acompanhar toda a construção com o registro de fotografias.

Este blog lembra, que na semana passada, o CMMAU (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo) deliberou por considerar irregular, a construção da ponte sem a realização de estudos prévios de impacto de vizinhança e ambiental, da mesma forma, que já havia questionado semelhante necessidade, no início da construção da ponte estadual.

As obras preparatórias que antecedem a construção da ponte municipal, na rua General Estilac Leal no Fundão estão à pleno vapor, mas a grande maioria dos moradores estão sentindo-se desprestigiados por parte da Prefeitura Municipal com relação à falta de comunicação com relação ao início das obras da referida ponte.

A rua está totalmente mudada, pois agora, é comum vermos a turma de operários, que juntamente com seus materiais e equipamentos, vem trabalhar diariamente nos preparativos da rua, para a nova realidade imposta pela construção da ponte municipal.

Sabemos que o progresso se faz necessário, principalmente, através da reestruturação das vias de acesso de nossa cidade, entretanto, os moradores da rua sentem-se inconformados pela falta de comunicação dos meios competentes, com relação ao início das obras e aos transtornos decorrentes da mesma, pois os hábitos de todos estão mudados, para adequação da nova realidade imposta pela referida obra.

O ponto positivo é que haverá uma reurbanização do bairro e conseqüentemente, haverá uma melhoria estrutural significativa com relação a isto, entretanto, o progresso nos cobra um alto preço, pois assim, haverá em contrapartida: o stress, a poluição sonora, atmosférica, luminosa e a falta de tranqüilidade, decorrentes do trânsito pesado que passará no bairro; sem falar, na enorme quantidade de árvores que serão derrubadas para a realização damesma.

Que o futuro seja generoso, e que tudo corra dentro da expectativa, pois Campos dos Goytacazes, acima de tudo precisa do progresso, mas progresso com planejamento e respeito à sua população e à qualidade de vida da mesma."

Isaac Esqueff

9 comentários:

Anônimo disse...

Será possível que a prefeitura de Campos vai sempre agir assim, usando do coronelismo para implantar suas idéias e determinações a ferro e fogo? No final das contas, a população que se dana mesmo. Eta mundinho cão!

Anônimo disse...

É inadmissível que apesar da necessidade de áreas verdes nos meios urbanos, a prefeitura de nossa cidade venha a derrubar mais de 50 árvores na Estilac Leal, para que seja construída mais uma ponte em nossa cidade. Cadê o pessoal do meio ambiente em nossa cidade? Cadê o IBAMA , o IEF? Será que também foram podados pela prefeitura?

Anônimo disse...

Sr. Aristides Sofiati, ambientalista; pelo amor da natureza, faça algo pelo verde! Venha ver pessoalmente o que se passa na Estilac Leal!

Anônimo disse...

Segundo a Constituição Federal de 1988 em seu inciso X artigo 5ºdos direitos e deveres individuais e coletivos, no tocante aos "direitos à privacidade" diz que: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”. Assim sendo, tal direito constitucional está sendo violado pela Prefeitura Municipal de Campos, pois os moradores da Estilac Leal perderam seu direito à privacidade. Alguém tem que fazer algo a respeito urgentemente, pois os moradores da Estilac Leal merecem dignidade.

Roberto Moraes disse...

Olá Comentarista anônimo,

Sem querer defender, porque ele não precisa, o professor Aristides Sofiatti foi voz ativa na decisão do CMMAU exigindo a relização dos estudos de impacto de vizinhança e ambiental pra a realização da obra.

A não arguição destes aspectos revela na prática que alguns membros do conselho estavam agindo apenas por interesses particulares e não por coerência.

Sds,

Anônimo disse...

Sabemos perfeitamente que o Prof. Ambientalista Aristides Sofiatti é uma pessoa idônea e comprometida com a verdade. Somente, peço humildemente para que o referido professor e ambientalista venha à nossa rua dar uma olhada juntamente com o pessoal do meio ambiente de nossa cidade para ver o escalabro que está sendo cometido por nossos administradores ao efetuarem a referida obra. Por favor, olhem por nós!

Anônimo disse...

Quem tiver olhos que veja: com as obras na Estilac Leal, a maioria dos moradores da rua estão sendo impedidos de simplesmente estacionar seus veículos em suas garagens, pelo fato da construtora responsável pela obra, ter feito uma divisão do canteiro central da rua, em três faixas: A faixa central, mais larga, servirá para a circulação do tráfego da BR-101; os canteiros laterais, servirão para a circulação dos veículos dos moradores. O curioso é que como as faixas laterais são desproporcionalmente estreitas com relação à faixa central, achamos que serão "doados" alguns fuscas ou carrinhos de mão para que os moradores, agora, os utilizem para transitar na rua, pois do jeito que está, É IMPOSSÍVEL ESTACIONAR NOSSOS CARROS EM NOSSAS GARAGENS. Uma vergonha a olhos vistos!

Anônimo disse...

Está na folha da manhã de hoje, (22/03/2007):
"Câmara apagada por Bacellar põe pauta de Campos no escuro.
Dinheiro para construção da nova ponte sobre o rio Paraíba, ligando as ruas Estilac Leal e Espírito Santo, da construção do conjunto habitacional do Matadouro e para desobstruir canais. Obras destacadas pelo prefeito Alexandre Mocaiber como “necessárias, que beneficiam a comunidade e não podem esperar”. Porém, elas ainda não podem sair do papel. Com a decisão do presidente da Câmara Municipal, Marcos Bacellar (PTB) de pedir o corte de energia da Casa, a suplementação de verbas para a realização destas obras ficou trancada na sede do Legislativo. Alguns vereadores já haviam apresentado requerimento, pedindo urgência na votação da suplementação, que é dividida em duas partes, com a primeira aproveitando o superávit de R$ 150 milhões, apurado em 2006." DEFINITIVAMENTE, PARECE ESTAR A PREFEITURA ACIMA DA LEI.

Anônimo disse...

EU TRABALHO NA PONTE ESTILAC LEAL.

INFELIZMENTE A REALIDADE É ESSA.

MUITA GENTE QUE ESTAVA DESEMPREGADO ESTAO TRABALHANDO GRAÇAS A ELA.PENSEM PRIMEIRO NOS MORADORES DA PONTE DA LAPA ANTES DE FICAREM RECLAMANDO DA PONTE ESTILAC LEAL.ELES ESTAO PASSANDO POR COISAS PIORES JA

A REALIDADE É ESSA!A PONTE ESTA QUASE PRONTA.ESSE É MAIS UM PASSO DO PROGRESSO DE CAMPOS.

DEMOLIR A PONTE QUE VOCES NAO VAO KERER QUE ACONTEÇA NE?ACHO ISSO IMPOSSIVEL!

VAO SE ACOSTUMANDO COM A "NOVA" IDÉIA

ABRAÇOS.SÓ DEI MINHA OPINIAO,DESCULPE QUEM NAO GOSTOU

xD