terça-feira, março 27, 2007

≠ entre SJB e SFI: eleição e indicadores

Uma gerou a outra. A outra foi sertão de uma. Desde que se separaram vivem situação políticas distintas. A disputa sempre foi quente, mas antes da separação do sertão, a disputa pela escolha do prefeito, não era assim tão concorrida e talvez, o processo não fosse tão acirrada. Nesta época também, ainda não havia o instituto da reeleição.

SJB quando se "livrou" do sertão, onde ficaram aproximadamente 2/3 de área e da população do antigo município (vide quadro abaixo), logo depois, viu sua receita com os royalties, ser multiplicada por cinco. Desde então, o cargo do executivo municipal passou a ser, mais atraente explicando, em parte, a presença de tantos interessados na próxima disputa do ano que vem. Atualmente a lista já tem cinco postulantes com os dois principais grupos (Betinho e Carla) divididos.

Se mantido este número expressivo de candidatos e se ninguém estiver atrás só negociações, ao colocarem sua postulação, o próximo(a) líder da prefeitura são-joanense poderá ser escolhido(a) pela minoria dos cerca de 27 mil eleitores. Diz-se que há gente no páreo interessado apenas, em fazer caixa com o apoio que pretende obter para a disputa. Espera-se que com mais candidatos, pelo menos, o debate sobre a “governança e as políticas públicas” sejam mais qualificadas e profundas.

Enquanto isso em SFI, aparentemente, a disputa deverá, mais uma vez ter apenas dois lados, embora com a metade do orçamento da sua ex-sede, SFI deverá ter também uma eleição disputada, mas provavelmente com menos candidatos. Não há porque esperar, mesmo com a provável polarização, um debate menos qualificado que a da vizinha SJB. Se você quer conhecer algumas das diferenças entre estas cidades-irmã veja o quadro abaixo:

Nenhum comentário: