quarta-feira, junho 13, 2007

"O fato e o malfeito"

Coincidência? Não há outro motivo para explicar o porque deste blog ter encontrado esta nota no blog do jornalista Mino Carta. Leia e retire sua opinião analisando-a com base no que vemos em nossa terrinha:
"O Fato e o malfeito" "Como bem disse ontem Paulo Henrique Amorim em palestra aos jornalistas do iG, a verdade factual é aquela que se distingue dos milhões de verdades defendidas por cada um. Em jornalismo, o fato é o primeiro alvo. Já a interpretação do fato depende das nossas opiniões. Paulo Henrique dissertou sobre a busca da imparcialidade, que há de figurar entre as preocupações do profissional. Do meu ponto de vista, a única chance de imparcialidade está no registro correto do fato, com precisão integral e sem a omissão de quaisquer pormenores. A omissão, em jornalismo tem periculosidade muito próxima da mentira. Às vezes confunde-se com ela. Confesso que outra imparcialidade não conheço, pois, a partir daí, partirei para a interpretação ditada por minha visão da vida e do mundo, a por em ação o espírito crítico. E este é indispensável ao exercício do jornalismo. Não se exija do profissional a objetividade, a qual é própria apenas das máquinas. Minha Olivetti, por exemplo. Se no meu batuque diário introduzo desastradamente um dedo entre as teclas em lugar de percuti-las com suave firmeza, ela não se nega à objetividade de sacramentar meu erro. Exija-se do jornalista a honestidade. Subjetivo sim, mas honesto, até as últimas conseqüências. Ou seja, mesmo na hora de admitir o engano sem meias palavras.

Um comentário:

Bruno Lindolfo disse...

"Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade. A verdade, porém, tem apenas um vestido de cada vez e só um caminho, e está sempre em desvantagem"
Robert Musil

RA raramente nos presenteia com um texto que fuja da classificação humorística, esta citação é uma exceção muito feliz.