sexta-feira, junho 08, 2007

Qual o tamanho das bolsas universitárias financiadas pela PMCG?

Veja quanto receberam as instituições particulares de ensino superior de Campos nos últimos três anos. Entre 2005 e 2006 o programa de bolsas universitárias tinha o sugestivo nome de Probo. Em 2007 o programa deixou de ser Probo e passou a ProCampos. Desculpem mas o trocadilho que pode ser grave não é deste blogueiro. Segundo o próprio secretário de Comunicação de Campos, o Programa tem uma dotação reservada para este ano da ordem de R$ 18 milhões.

Como o blogueiro não teve acesso, a alguns dados que estão com interrogação, o mesmo sugere, que a PMCG divulgue junte com estes dados que faltam para completar a tabela, o critério da distribuição destes valores entre as instituições. A ausência de explicações permitirá a interpretação da inexistência de critérios justificáveis. Neste caso, cabe ao Ministério Público a apuração de responsabilidades.

Mais que isso, sempre defendi que estas bolsas tivessem contrapartidas institucionais e/ou pessoais dos alunos atendidos. Fiz diversas vezes sugestões neste sentido, uma delas aqui neste artigo. Porém, agora tenho confirmado a desconfiança de que na concepção dos gestores, estas bolsas antes de serem políticas públicas de direito como cidadãos, elas surgiram como barganha eleitorais.

Nenhum comentário: