segunda-feira, março 31, 2008

Agora é oficial Cefet Campos se transforma no Ifet Fluminense

A Escola de Aprendizes e Artífices da rua Formosa, criada em 1909, viveu décadas assim, até ser transformada nos anos 40, na Escolta Técnica de Campos que depois incorporou o Federal no nome, significando o nível de governo que se responsabilizava pela sua gestão.

Na década de 60 acompanhando o crescimento da cidade, logo depois de criar seus primeiros cursos técnicos, foi para o Parque Dom Bosco. Assim ficou até o final da década de 90, quando próximo, à passagem do século e do milênio, mais precisamente em 1999, se transformou no Centro Federal de Educação Tecnológica, o Cefet Campos.

Agora em 2008, o MEC oficializa a expansão já vivenciada com unidades implantada e a implantar em cinco diferentes municípios, quando perderá o nome do município, mas ganhará o status de um Instituto Fluminense de Ciência, Educação e Tecnologia.

O ato oficial desta transformação é até agora a publicação de uma Portaria divulgando o resultado de uma Chamada Pública MEC/SETEC n.º 002/2007. Esta Portaria número 116, de, hoje, 31 de março de 2008 (veja aqui) pautará a elaboração do Projeto de Lei de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE é oriundo do processo / documento Nº 074832.2007-47. Junto outros 24 Cefets ou Escolas Técnicas ou Agrotécnicas ganharam este status de Instituto. Outros oito tiveram suas propostas aprovadas, mas precisarão de adequações, antes do ato de oficialização da transformação.

Parabéns, aos seus dirigentes, docentes e servidores. E, que novos desafios e novas e eficientes políticas públicas sejam implantados a favor da população de nossa região e do interior de nosso estado. Sigamos em frente!
PS.: Bom providenciar sua nova logomarca em substituição à do lado que entra para a história.

4 comentários:

Fabiano Seixas disse...

Professor Roberto, sabemos da importância ao receber uma notícia como esta que traz novos ventos para o Norte, Noroeste e a Região dos Lagos!
A história da educação profissional e tecnológica é feita por homens e mulheres que acreditam na educação como ferramenta de promoção e inclusão social, principalmente para os jovens que buscam colocação no tão concorrido mercado de trabalho da área de petróleo e gás na nossa região.
A estrada a ser percorrida é cada vez mais longa e o parabenizo por sua parcela na contribuição na elevação de mais um degrau da Instituição, o que faz lembrar de uma citação do Prof. Luiz Caldas na posse da Profa. Cibele Daher: "Esta Instituição se tornou a maior referência da minha vida!"
Pensamento positivo coletivo se transforma em sonhos realizáveis!"
:)
Nem dá para acreditar, finalmente uma boa notícia na planície Goytacá!

Anônimo disse...

Professor é verdade que o Ensino Médio vai ser extinto?

Roberto Moraes disse...

Caro comentarista,

Não tenho conhecimento sobre a o fim do ensino médio com a transformação em IFF.

Não acredito nesta hipótese.

Abs,

Anônimo disse...

Acho que poderíamos integrar melhor os cursos superiores, nos meus cinco anos de permanência nenhuma atividade comum, nem programação conjunta, acredito que é uma foma de otimizar o desempenho da "nova" instituição. Nosso IFET precisa consolidar as licenciaturas, e prover a sua expansão conjuntamente com propostas de bacharelado para essas mesmas áreas. Infelizmente pessoas altamente capazes não saem habilitadas a disputar com candidatos de outras regiões as vagas do APL de Petróleo. Esperamso também que a proposta pedagógica do IFET em se tratando de licenciaturas também melhore, com profissionais concursados e de fato habilitados, quem sabe um diz não teremos nas turmas de médio e técnico um Colégio de Aplicação...Boa sorte a nossa instituição