quinta-feira, março 20, 2008

“Retorno: cuidado com as tartarugas”

Esta foi a mensagem deixada pelos invasores da Secretaria de Educação de Campos, em frente a um monitor de vídeo do computador (foto ao lado feita a partir de matéria da TV Record Campos). Mais estranho ainda, o fato de que os invasores só haverem mexido nos documentos e arquivos.

É grave. Muito grave a invasão de prédio da secretaria de educação de Campos. Quais os interesses moveriam os responsáveis por ela? Um crime comum? Difícil de acreditar. Como há circuito interno de TV as investigações e identificações das imagens estão sendo feitas. Veja uma parte do que informa a página da prefeitura na internet:

“Duas salas arrombadas na manhã desta quinta-feira, dia 20. Marcas de pés nas paredes, cadeiras empilhadas e armários remexidos. Segundo o secretário de Comunicação, Carlos Cunha, e a subsecretária de Educação, Aline Ferreira, a invasão foi registrada pela Guarda Municipal, às 7h20, em seu livro de ocorrência, e constatada por volta das 8h, com a chegada do primeiro funcionário. “A nossa expectativa é que a polícia técnica possa nos elucidar o que de fato aconteceu aqui. Estamos cautelosos, não faremos acusações levianas. Queremos apenas saber o que aconteceu aqui”, afirmou Cunha”.

Ainda do site:
“Invasão passo-a-passo - Depois de analisar detalhadamente as imagens do circuito interno de segurança que fica localizado na entrada do auditório Amaro Prata Tavares, o major Rodrigues fez a reconstituição dos passos dos invasores para a imprensa. Segundo ele, à meia-noite e vinte passou um senhor de calça jeans e camisa preta (ou escura) em direção à saída principal. À meia-noite e cinqüenta, passou uma pessoa com camisa branca e cuturno, que segundo o major “parecia ser um guarda municipal” em direção à área da secretaria, voltando logo depois. A 1h05 um garoto magro, baixo, de bermuda, entra na área da secretaria e 30 minutos depois, sai com algo na mão. A 1h35, o mesmo garoto volta sem nada na mão, correndo, e quando volta, traz uma lixeira grande, que segundo informações, ela é lá de fora”, contou o comandante da Guarda Municipal, finalizando ainda que o senhor do início da gravação voltou aparecer por volta das 5h, com ar desconfiado e que uns 10 minutos depois, voltou a aparecer o suposto guarda municipal na mesma área”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Preciosismo em homenagem ao bom blogueiro:

Nosso Códgo Penal Tipifica o crime ocorrid na secretaria de educação:

TÍTULO XI
DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CAPÍTULO I
DOS CRIMES PRATICADOS
POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO
CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

(...)

Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento
Art. 314 - Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente:
Pena - reclusão, de um a quatro anos, se o fato não constitui crime mais grave.

Anônimo disse...

Se o furto foi feito por terceiro, o crime seria assim tipificado:

CAPÍTULO II
DOS CRIMES PRATICADOS POR
PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

Subtração ou inutilização de livro ou documento
Art. 337 - Subtrair, ou inutilizar, total ou parcialmente, livro oficial, processo ou documento confiado à custódia de funcionário, em razão de ofício, ou de particular em serviço público:
Pena - reclusão, de dois a cinco anos, se o fato não constitui crime mais grave.