sábado, março 29, 2008

Ainda a faxina

O professor e também blogueiro fez questão de mandar para este blog, a sua varrida no esporte local. Disse ele no e-mail:

"Na condição de articulista do blog mais lido em Campos, na verdade um modelo, mando este artigo para que após sua avaliação, possa ser publicado no seu Blog, para que tenha maior visibilidade. Desde já agradeço".
Prof. Vitor Augusto Longo Braz

Vitor começa assim seu artigo:

Dia da faxina
"Como previamente deliberado pela Rede Blog, hoje é o DIA DA FAXINA. E, dessa forma, não podia, como não deveria, ficar alheio, diante de tanta limpeza que precisa ser feita, nas mais diversas áreas e setores da administração pública municipal".

"Para fazer a minha "faxina" escolhi como objeto da minha "ideologia de limpeza", o esporte, numa forma de fidelizar um pouco mais a temática do nosso Blog, o esporte e a cidadania em nosso município".

"Responda para você mesmo leitor: qual foi o último final de semana em que você foi ao estádio de futebol em Campos para ver um grande jogo, ou uma grande estrela de um time, dito grande pela imprensa. Quando foi a última vez que você foi ao ginásio público municipal ver uma disputa de futsal, de voleibol, de basquetebol ou de outra modalidade esportiva qualquer. Desculpe-me, caro leitor, pela idiotice da pergunta. Como você poderia ter assistido essas disputas, se nossa querida cidade não dispõe de um ginásio público. A resposta, dessa forma, é óbvia: você nunca assistiu uma disputa qualquer num ginásio municipal, pois sequer temos um".

"Quando foi que tivemos o privilégio de ter uma equipe de atletismo com atletas corredores, saltadores, arremessadores, triatletas, etc. Desculpe-me, mais uma vez a imbecilidade da pergunta. Com certeza, você nunca tenha visto, pelo simples fato de que Campos, uma cidade de 500 mil habitantes e um orçamento privilegiado de aproximadamente R$ 1 bilhão e meio de reais, não possuir sequer uma simples pista de atletismo".

Leia aqui o restante do artigo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ao amigo, o Prof. Victor Longo Brás:
Concordo plenamente com sua explanação com relação à falta estrutura, logística e planejamento dos moldes esportivos em nossa região. particularmente, acho assombroso como o esporte, este salutar investimento à saúde e qualidade de vida tenha sido tão negligenciado em nossa região por décadas, devido ao fato do mesmo talvez, não ter servido de alimentação para os ideais do bem comum, puramente por ignorância daqueles que o administram e o administraram. Tristemente, por falta de "feeling administrativo" em nossa região, o esporte juntamente com toda a sua estrutura passa despercebido e com isso, não cumpre seu principal ideal como despertador de consciências para uma vida mais hábil pela plenitude de promover o que nós temos de mais importante: a saúde física, mental e social capaz de gerar frutos sadios e legados de valor. Como professor de Educação Física, sinto-me órfão de uma política esportiva voltada para promover o brilho esportivo de nossas crianças, nossos jovens e nossos cidadão. Finalizando, digo que talvez o esporte seja erroneamente encarado desta forma em nossa região pelo fato de haver falta de consciência e respeito com o bem público e despreparo relativos aos ideais de prosperidade, pois a mesma, infelizmente, tem sido encarada como algo totalmente pessoal, onde na verdade, deveria ser encarada como impessoal, coletiva e promotora de justiça social. Abraços do Prof. Isaac Esqueff.