quarta-feira, março 26, 2008

Conselho de ética pediu cassação imediata do deputado João Peixoto

No relatório da primeira etapa da investigação do Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) que será publicado amanhã, no Diário Oficial do estado, será pedido a cassação imediata dos deputados estaduais João Peixoto (PSDC), Renata do Posto (PTB) e Jane Cozzolino (PTC). Além destes três, está na mira dos demais deputados da Alerj, o deputado Tucalo (PSC). O deputado Edino Fonseca (PR) teve sugerida pelo Conselho de Ética a suspensão do seu mandato parlamentar por um período que pode variar de 30 dias a 12 meses. Durante este tempo, Edino não poderá receber vencimentos da Alerj. Ele também perderia a imunidade durante a suspensão. Já os deputados Álvaro Lins (PMDB) e Délio Leal (PMDB) terão a absolvição sugerida no relatório. Outros quatro deputados começarão a ser investigados a partir de amanhã. A situação política dos representantes da população do norte fluminense nas diversas instâncias dos três poderes são, talvez, a pior de toda a história do município. Do Extra Online: "Todos os 11 investigados pelo Conselho de Ética são acusados de quebra de decoro parlamentar. O grupo nomeou funcionários comissionados, que nem sequer sabiam que estavam empregados na Alerj. Depois de ser publicado no Diário Oficial, o relatório terá dois dias para ser encaminhado pela Mesa Diretora da Alerj ao plenário. Neste período, poderá ocorrer apresentação de recurso contra o parecer da cassação, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. A tendência é que, entre sexta-feira e a próxima terça-feira, o parecer de cassação seja votado em plenário pelos deputados. A votação com a proposta de cassação será individual e terá sessão secreta. Ou seja, cada um dos quatro parlamentares terá seu nome apresentado separadamente no plenário da Casa e o voto será fechado. Para que ocorra a cassação, serão necessários 36 votos favoráveis à proposta. Fontes da Alerj revelaram que cerca de 42 parlamentares mostram uma tendência pela cassação". Atualizado às 23:48: Do O Dia Online - 23:08: "Fantasmas: Aprovado pedido de cassação de quatro deputados" Jornalista - Alfredo Junqueira - "Rio - O Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou pedido de cassação de quatro deputados por envolvimento com fraudes no pagamento de auxílio-educação a funcionários fantasmas. Renata do Posto (PTB), Jane Cozzolino (PTC), João Peixoto (PSDC) e Tucalo Dias (PSC) foram condenados por quebra de decoro parlamentar em votação unânime no Colegiado, na noite desta quarta-feira. A decisão do Conselho de Ética deverá ser referendada pelo plenário da Alerj em sessão prevista para a próxima terça-feira. Para que os parlamentares punidos percam, de fato, seus mandatos será necessário que o relatório do Conselho seja aprovado por 36 votos".

2 comentários:

xacal disse...

Dom Roberto,

Se tiver curiosidade, cheque seu e-mail...
E depois me aconselhe..
chacal@pcerj.rj.gov.br

Anônimo disse...

Aposto mais na omertà... não pelo laço de solidariedade entre os envolvidos, mas pela relação entre custo de perderem os bens acumulados com a corrupção e o os benefícios da delação.
Pelos melindres processuais existentes na justiça brasileira os envolvidos sabem que têm pouca probabilidade de ficarem presos por muito mais tempo. Infelizmente!