quarta-feira, setembro 03, 2014

Aos amigos, leitores e colaboradores

O blog com esta nota comunica que durante os próximos quatro meses terá sua rotina de mais de dez anos alterada. Desde ontem, me encontro em Barcelona, Espanha, por onde permanecerei até o início do ano que vem.

Esta vinda para a Europa faz parte do meu doutorado em Políticas Públicas e Formação Humanas (PPFH-UERJ), onde desenvolvo estudos e pesquisas, formalmente, desde 2013.

Aqui, eu ficarei baseado na Universidade de Barcelona, mas, minha pesquisa empírica relacionada ao tema Porto & petróleo e sua relação com o Sistema Econômico Mundial, pressupõe investigações além dos portos na Espanha, onde muitas corporações espanholas atuam em sua construção, mas, também a pesquisa nos maiores portos europeus como Roterdã, Antuérpia na Bélgica e Hamburgo na Alemanha.

Os que acompanham com assiduidade o blog têm percebido a concentração de notas e abordagens sobre o tema, com análise da observação sobre a relação que chamo de biunívoca, entre "Porto-petróleo" e suas consequências e novas territorialidades trazidas para a realidade fluminense.

A maioria também sabe que a investigação nasceu no ano de 2005/2006 com o acompanhamento dos projetos de intenção da implantação do Porto do Açu, no Norte Fluminense.

Desde então, os estudos e as pesquisas foram ganhando uma amplitude de escala, derivada da observação da relação global das corporações e governos interessados no tema, que une a atividade extrativa offshore de petróleo às demandas de infraestrutura, desde os sistemas portuários às demais modais.

A observação nas escalas nacional e global para além da regional e estadual, se deu pela identificação da extensão das cadeias de valor na economia global que portos e petróleo se inserem, assim como da forma como o capital se articula entre fundos financeiros e grandes corporações, para se instalar sobre os territórios, para daí realizar seus lucros e interesses, com cada vez menos regulação pelos estados-nações, mas, não sem articulação e autorização destes.

É evidente que o tema da geopolítica da energia e o papel do Estado na contemporaneidade, assim como o projeto político-econômico (em disputa), de inserção global do Brasil, neste momento de aparente realinhamento dos blocos de nações, menos centrado no "centro americano-europeu", é um dos focos dos estudos e das pesquisas.

A definição da época para a pesquisa fora do Brasil, evidentemente poderia ser outra, mas, um conjunto de fatores, conspirou para este segundo semestre de 2014.

A explicitação acima visava de certa forma justificar aos amigos, leitores e colaboradores, o afastamento das atividades do blog e a sua retomada em janeiro do próximo ano.

Não é simples, estando fora do país, num momento tão delicado de debate político e econômico (temas a que o blog dedica especial atenção), ter sensibilidade (feeling) para saber, escolher e escrever sobre estes assuntos à distância e ainda mais com um fuso horário de cinco horas (à frente) de diferença, tendo tantos compromissos a serem aqui cumpridos, em meio aos estudos e às pesquisas empíricas.

Porém, depois de conversar com diversos amigos e colaboradores, este blogueiro, tomou a decisão de tentar manter este espaço ativo. Evidentemente, com menor assiduidade de notas que o costumeiro, mas, de outro lado, aproveitando as circunstâncias, tentando reproduzir o olhar que o exterior está tendo do nosso Brasil, inclusive neste "interessante" período de debates e escolhas eleitorais.

Antecipadamente, peço desculpas, por não repetir o que fazemos desde 2004 de acompanhar com assiduidade o nosso processo eleitoral local, regional e nacional. Porém, agradeço pela manutenção da colaboração de tantos que ajudam a manter o blog atualizado e com importantes e fiéis fontes. Nem sempre terei a agilidade para a postagem aqui e no perfil do FB, mas, em meio aos compromissos tentaremos.

Ajustar a vida no exterior para um período diverso do de turista, tendo que cuidar da moradia (aluguel), hábitos, compromissos em outras regiões além da base aqui em Barcelona, e evidentemente do trabalho e dos estudos, penso que não será simples, mas disposição e empolgação não faltam.

Enfim, nestes próximos quatro meses, mesmo que de um forma diferente, seguiremos em frente!

PS.: Observem já a diferença das horas. Aqui em Barcelona já são 08:20 e após este texto, sigo para um café e para o campus de Humanidades, onde se situa a Faculdade de Geografia, História e Filosofia da Universidade de Barcelona. Uma universidade com mais de 500 anos de história. (Se desejar clique aqui e veja o Museu Virtual da Universidade).

PS.: Atualizado às 10:28:




















PS.: Atualizado às 14:58 (Horário de Barcelona): Abaixo matéria na página 8 do periódico espanhol El País, desta quarta-feira, sobre as eleições brasileiras. Assunto muito comentado também por aqui. A reportagem foca no debate da última segunda-feira. A ampla matéria que pode ser lida na íntegra aqui dá ênfase no questionamento feito por Dilma a Marina quando disse "você fala e fala, mas não reponde". Também é levantado o questionamento sobre "o punto flaco del programa de Silva (como Marina está sendo chamada aqui) sobre a explotación de los recursos petrolíferos en aguas profundas de Brasil". O El País ao falar da polarização entre Dilma e Marina também comenta sobre a actuactión mas "desapercebido del terceiro en discordia del más conservador Partido de la Socialdemocracia Brasileña (PSDB)". O jornal fala da da escassa relevância de Aécio no debate e cita a matéria do Valor que publicou que membros de sua equipe que o teriam aconselhado a renunciar à Presidência e optar pelo governo de Minas.


7 comentários:

Anônimo disse...

Desejamos que vc faça um ótimo doutorado aí na Espanha. Sucesso!

Anônimo disse...

Cuidado com a comida.. Olha a camisa do vasco. Kkkk. Salomão

Anônimo disse...

Sucesso Roberto! Que tudo corra bem com você, que os conhecimentos a serem adquiridos sejam bem proveitosos. O Brasil agradece, precisa disso.


PS.
A Dilma vai deixar de ganhar mais um voto (o seu).
Da Silva está cada vez mais forte.

Ainda bem, chega de PT!

Sinceramente, o que te atrapalha é ser petista.

Maria Amelia disse...

Certamente a experiência será muito enriquecedora. Parabéns pela dedicação ao estudo e... MUITO SUCESSO e ALEGRIA!!

Norma Dias disse...

Sentiremos a falta de tuas postagens e análises lúcidas, principalmente no momento de disputa eleitoral, mas compreendo a tua "pouco presença" e desejo sucesso nos estudos e pesquisa e que voltes com mais garra e embasamento para continuar com o teu trabalho .
Mande-nos, sempre que puder, " notícias do lado de lá ".
Abraços.

douglas da mata disse...

Boa sorte...

Anônimo disse...

Sucesso por aí, seja abençoado por Deus.