domingo, julho 10, 2016

Produção leiteira quadruplica em apenas 5 anos em SFI

A informação divulgada pelo economista Alcimar Chegas em seu blog Economia no Norte Fluminense aqui. A postagem traz outras interessantes observações sobre a produção leiteira nas regiões Norte e Fluminense.

Chamamos a atenção para a excelente performance da atividade rural de SFI, agora em termos de pecuária leiteira no município, localizado no limite Norte do estado, que tem uma das maiores áreas em extensão territorial, mas que continua tendo um dos menores índices de desenvolvimento humano do estado.





















O gráfico apresenta a trajetória da produção leiteira entre os anos 2000 e 2014 para os municípios de Campos, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana. Nele se identifica que o município de São Francisco de Itabapoana nos últimos anos apresenta uma expressiva evolução na produção leiteira, onde se observa que a que ela saiu do patamar de 10 milhões em 2009, para 42,0 milhões de litros de leite ordenhados de 35 mil vacas em 2014, passando a ser a maior produção do estado, já ocupada por Itaperuna e Campos.

Alcimar registra que apesar disso, o ERJ perdeu produção em 2014 em relação da 2013 de 5%, enquanto a nível nacional a produção leiteira se expandiu em 2,68%. 

Nenhum comentário: