domingo, março 12, 2017

Acordo entre a ANTT e a Vale pode interligar com ferrovia o Porto de Tubarão ao projeto do Porto Central, em Presidente Kennedy no ES

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) informou que as negociações com a empresa Vale estão adiantadas, para que em troca da renovação da concessão da Ferrovia Vitória-Minas que interliga as minas da empresa ao Porto de Tubarão, a empresa implante um trecho de outros 160 km de ferrovia ligando este terminal ao outro previsto em projeto (Porto Central) no município sul capixaba de Presidente Kennedy.

Este trecho é parte do ferrovia EF-118 que interligaria Vitória ao Rio com 570 km pelo litoral capixaba e fluminense, passando pelo Porto do Açu e indo até a região metropolitana do Rio de Janeiro. Em julho de 2015, este projeto foi objeto de várias audiências públicas realizadas no Rio, Campos, Vitória e Brasília (Veja aqui). Na imagem abaixo está o mapa previsto para toda a EF-118.

As previsões são de que o contrato de renovação com o compromisso de instalação deste trecho de ferrovia possa ser assinado no primeiro semestre do ano que vem. No desenho do trecho está prevista a passagem da ferrovia por pelo menos 10 municípios capixabas e teria um custo estimado entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão.

Também é possível que o anúncio seja apenas uma forma de tentar ajudar a viabilizar a implantação do Porto Central que já possui autorização da Antaq, mas ainda não possui a licença ambiental que está sendo analisada pelo Ibama.

PS.: Atualizado às 11:20 de 13/03/2017:

De certa forma, o esforço do ES mostra a sua disposição em lutar pela condição de centro logístico relacionado e vinculado às exportações do grande estado de Minas Gerais. É uma competição com o ERJ que havia avançado nos últimos anos em termos de infraestrutura portuária, mas não de ferrovias. A conferir!


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