sábado, dezembro 22, 2018

Anglo American tem autorização para retomar a produção no Sistema Minas-Rio

O Ibama concedeu autorização para a Anglo American retomar as operações de seu Sistema Minas-Rio de produção e exportação de minério de ferro no país. Além disso, a Anglo também recebeu a aprovação para início da terceira fase de expansão, permitindo a exploração de uma nova frente de lavra na mina.

As operações foram suspensas em março desse ano, depois de dois vazamentos de minério de ferro ocorridos no município de Santo Antônio do Grama. Segundo, a Anglo American a ideia agora é retomar devagar a produção e envio da polpa de minério de ferro até o Porto do Açu. 

Carregamento de minério da Ferroport no Porto do Açu
A Anglo diz que serão feitos, inicialmente, testes de carga e acredita que até o fim do mês já esteja trabalhando no ritmo normal. Foram feitas trocas dos quatro quilômetros contínuo de tubulações que se romperam na altura do município mineiro de Santo Antônio do Grama. 

Ainda segundo a Anglo American todo o mineroduto de 529 quilômetros que transporta a polpa de minério de ferro do Quadrilátero Ferrífero até o Porto do Açu foi inspecionado. Além da troca dos tubos de aço no trecho onde se encontrou danificações das tubulações (trincas nas partes soldadas), a Anglo fez a troca de outros 18 tubos, nos quais se verificou alguns indícios de trincas. A Anglo tinha estimado perdas com a paralisação de duas atividades num valor entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões.

O sistema Minas-Rio engloba operações de mineração, transporte do minério na forma de polpa pelo mineroduto e de embarque em terminal que detém o controle no Porto do Açu, litoral do estado do Rio de Janeiro através da empresa Ferroport, joint-venture, formada com a Prumo que é também a controladora do Porto do Açu.

Resta saber se os dutos vão suportar nova pressão quando o sistema entrar em funcionamento. A liberação da interdição e retorno da operação de envio do minério de ferra de Minas para o ERJ interessa à prefeitura de São João da Barra para voltar a faturar com o ISS (Imposto Sobre Serviços) cobrado sobre os serviços de filtragem, secagem e movimentação de cargas para embarques em navio e exportação através do Porto do Açu instalado no município.

PS.: Com informações do Valor Online.

Nenhum comentário: