segunda-feira, novembro 18, 2019

Nem a xepa com as privatizações baratas segura o investimento estrangeiro no Brasil

O banqueiro Paulo Guedes seguindo a sua cartilha do desgoverno dos ricos e para os ricos, pensa apenas na ideia de reduzir déficit fiscal, como chamariz, visando ampliar a confiança para atrair investimentos estrangeiros.

Porém, os resultados não param de piorar.

O Investimento Direto Estrangeiro (IED) caiu nos últimos 12 meses em 8,4%, em relação ao período anterior que já era era de baixa.

Assim, o Brasil desce na fila de atração mesmo com as pechinchas feitas com a venda de empresas e ativos do governo, chamado de forma eufemística de desinvestimentos.

Infográfico do Valor Online.
Nem a xepa compensa a fuga.

A saída de dólares este ano até final de outubro já atingiu US$ 42,9 bilhões, a maior desde a crise financeira mundial de 2008. O fluxo cambial é negativo em US$ 21,2 bilhões.

Como se vê o caso do fracasso do leilão de entrega das áreas do pré-sal tem outras razões.

Esses números indicam que o mercado (essa entidade abstrata) está vendo o que muitos se negam a enxergar.

Tiraram o país de um caminho tortuoso com uma crise política que ampliou uma crise econômica que se aprofunda e se torna ainda mais dolorida para os de menor renda.

Nesse cenário é possível intuir que o caos passa a ser hipótese real.

O risco da luta de uma luta de todos contra todos, onde as instituições que não foram atingidas (se é que existem) não podem dar conta de retomar o caminho da Nação.

Há atalhos. Ou não.


PS.: Atualizado às 15:19: para breves acréscimos e para inserir as referências:
[1] Matéria no Valor Online em 18 de nov. de 2019. Saída de dólares no país seroa recorde no ano. Disponível em: https://valor.globo.com/financas/noticia/2019/11/18/saida-de-dolares-ja-e-maior-que-volume-de-1999-pior-ano-da-serie.ghtml

[2] Matéria da Veja Online em 15 de nov. de 2019. Por que investidores estrangeiros retiram cada vez mais dinheiro do Brasil? Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/por-que-investidores-estrangeiros-retiram-cada-vez-mais-dinheiro-do-brasil/

Nenhum comentário: