segunda-feira, janeiro 13, 2020

Fundo financeiro americano EIG, dono do Porto do Açu, quer comprar as refinarias da Petrobras

Os fundos financeiros estão entre os principais interessados na compra das 5 refinarias (Rlam, BA; Rnest, PE; Regap, MG; Repar, PR; e Refap, RS,que o desgoverno Bolsonaro está entregando ao mercado.

Segundo o InfoMoney (site da mídia corporativa e mercado financeiro), o fundo americano EIG que controla a holding Prumo (dona do Porto do Açu), junto do fundo soberano de Abu Dhabi, o Mudaballa que também é sócio da Prumo (EIG 76% + 24% Mubadala) estão entre os mais fortes interessados no negócio de compra das cinco refinarias.

Junto destes fundos financeiros estão as grandes tradings de petróleo cru e derivados do mundo, a Vitol e Glencore, que não querem perder a chance de buscar o controle do mercado de combustíveis do Brasil, depois que esse desgoverno decidiu fatiar e desintegrar a Petrobras.

É oportuno lembrar que o Brasil é um dos maiores mercados do mundo em derivados de petróleo e combustíveis, exatamente este que está sendo entregue com o argumento de ampliar a competição.

Nenhum país do mundo entrega, quase de graça, o seu mercado a estrangeiros, com o argumento de que pretende que ele seja competitivo.

Nenhum comentário: