quarta-feira, outubro 12, 2005

"PETROLEUM QUOD SERUM TAMEM"

A proximidade da auto-suficiência na produção de petróleo no país, os royalties pagos aos municípios e estados de regiões produtoras e agora o anúncio de um novo pólo petroquímico no país são três boas justificativas para homenagear aquele que acreditou e mais do que isso, trabalhou, para que o país investisse nesta seara. No livro "Monteiro Lobato – Furação da Botocúndia", editado pela Editora do SENAC com apoio da Fundação Banco do Brasil e da Odebrecht traz como abertura do quarto capítulo, intitulado “Militante do Progresso” (1931-1948) o texto abaixo transcrito que entendo que traduz a visão deste grande Brasileiro:
“A descoberta do petróleo no sítio de Dona Benta abalou o país inteiro. Até ali ninguém cuidara de petróleo porque ninguém acreditava na existência do petróleo nesta enorme área de oito e meio milhões de quilômetros quadrados, toda ela circundada pelos poços de petróleo das repúblicas vizinhas...” “Ainda na América ele se questionava por que os Estados Unidos, nascido também uma colônia, com extensão territorial, recursos naturais e composição racial similares aos do Brasil, se transformaram na potência que influenciava os destinos do mundo, enquanto o seu país era tão miserável”. “Encontrou a resposta refletindo sobre a riqueza. Conforme definiu, “uma parte do trabalho do homem é consumida na subsistência – comer, vestir e morar. É consumida; quer dizer desaparece. Mas a parte do trabalho do homem que não é consumida na subsistência, essa se acumula – e vai constituir riqueza”. “O solo, a superfície, apenas permite a subsistência. O enriquecimento vem de baixo. Vem do subsolo”.
Para tocar seu projeto e provar que havia petróleo em nosso país Monteiro Lobato lançou a COMPANHIA PETROLEOS DO BRASIL captando recursos com a população através de ações cuja cautelas estão mostradas na foto ao lado. Como todos já sabem todo este trabalho serviu de base para a criação pelo estado brasileiro da PETROBRAS.
PS.: Clique na foto para vê-la ampliada.

Um comentário:

Anônimo disse...

HackADay not part of AOL deal: Calacanis
AOL Weblogs Inc., head guru Jason Calacanis has writtten that the HackADay blog currently on the Weblogs Inc., network was not sold to AOL and will remain an independent site.
I have a fast food website. It is all about fast food related stuff. Check it out... :)