domingo, junho 18, 2006

A Deusa Nike comemora o retorno a sua origem - a vitória!

Ao contrário da marca americana esta Nike esta se pronuncia o “i” com som da vogal que conhecemos e não do “ai” do inglês americano como a marca. Explico. Nike significa a deusa de origem grega que personificava a vitória, filha de Palante e Esfige que tem como irmãos Bia, a Força, Crato, o Poder, e Zelo, o Ciúme. Não era a criadora da vitória, mas sim a responsável por entregá-la ao vitorioso... É considerada uma das divindades ditas alegóricas do pensamento mítico grego. Enfim, a seleção volta a se casar com a deusa. Embora a deusa tenha praticado bigamia, pois, a Austrália também usa uniforme "Nike". Alguns culpam simploriamente a deusa dizendo que a empresa exige a presença de seus craques em toda e qualquer partida da nossa seleção. Bobagem! Ronaldo, ex-Ronaldinho, que agora é o gaúcho vale mais que a marca, quer saber? A logomarca hoje tão popular que representa a asa da deusa grega é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971 e que custou a bagatela de U$ 35. Viva a deusa Nike! Antes que reclamem deste blog estar recebendo jabá, respondo que tudo vale à pena com a volta da alegria e da competência do nosso futebol!
PS.: Antes que pensem bobagem, informo que todo este conhecimento não tem nada original do blogueiro. Estas informações material são consequência de uma ralé pesquisa no Google a partir de um comentário feito por aum amigo sobre a origem do nome da famosa marca esportiva.

Um comentário:

Anônimo disse...

A marca americana tbém é o nIke da deusa! No Brasil é que se acha ser uma palavra "americana". Não é.Ninguém nos USA diz náique. Eles dizem: nIque.
Abs.
R. Lenon - RS