segunda-feira, janeiro 15, 2007

Enchente de 1966

O professor Isaac Esquef remeteu uma raridade para este blog: fotos da enchente do Rio Paraíba do Sul em 1966. Segundo ele, as fotos foram feitas pelo Sr. Pedro Franco que faleceu no ano passado. Transcrevo abaixo o texto remetido pelo Isaac junto com as fotos originais em preto e branco e outra versão colorizada através de computador pelo mesmo colaborador:
“Pedro Franco foi dono da oficina Pedro Franco (auto-elétrica), localizada na rua, lateral à igreja Boa Morte. A loja existe até hoje e é administrada por um de seus filhos chamado, Homerinho. Pedro Franco (Pai), amigo da família, foi ex-pracinha da Força Expedicionária Brasileira. Lutou em Monte Castelo e teve sorte de sair vivo de lá”.
“Todos na família afirmam até hoje, que ele era um homem de grande coração, desses capazes de tirar a própria camisa e dar a quem estivesse com frio. (Ele é dono do jeep que aparece em uma das fotos e é o homem que está na foto "Av. Alberto Torres-02-1966"; ”Pedro é pai do garoto que aparece nas fotos "Av. Alberto Torres e Cons. José Fernandes_1966" e "Colégio Batista Fluminense_1966". Esse garoto é PedrinhoFranco, ex-engenheiro da antiga CERJ e professor do CEFET Campos e também amigo de nossa família.”
As fotos foram assim identificadas pelo Isaac Esquef para auxiliar a localização, entretanto, tenho mais a acrescentar:
1 - A foto "Av. Alberto Torres & Cons. José Fernandes-1966" indica sua exata localização. Naquela esquina havia um bar chamado, "Bar Estrela". Depoi, o espaço foi transformado numa serralharia, depois uma academia de musculação e hoje é uma papelaria;
2- Também na avenida Alberto Torres em janeiro de 1966. Foi tirada um pouco depois de onde hoje se localiza o Cartório do 13º Ofício".

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem dessas fotos, oportunidade ímpar de rever registros da nossa história!

João Pimentel disse...

Um execelente registro, da que foi a maior de todas as enchentes em nossa cidade.
Parabéns.