quinta-feira, abril 04, 2013

"Campos dos Goytacazes é só isso?"

O blog recebeu do Alex San Carloso texto-desabafo abaixo:

"Campos dos Goytacazes é só isso?"

"Prezados leitores,
Como cidadão campista, tomo a liberdade de hoje escrever algumas linhas narrando um fato curioso, ou melhor, vergonhoso que ocorreu comigo, porém, acredito que seja um sentimento geral.
Recebi um amigo de Campinas - SP que veio conhecer a cidade de Campos e passar uns dias com minha família, uma vez que não nos víamos há muitos anos.

Até aí tudo perfeito. Mas, a felicidade do meu amigo paulista aos poucos foram acabando. O motivo? Vou relatar abaixo.

Primeiro, ao chegar na rodoviária Shopping Estrada depois de 10 horas viajando num ônibus nojento e sujo da empresa 1001, mal se tinha um banheiro decente para se usar na rodoviária. Vergonhoso!
Depois, rodando a cidade com o meu amigo, ele ficou espantado com tamanha desordem e sujeira, se tratando de uma das cidades mais ricas do Brasil. Vergonhoso!

Em alguns pontos da cidade, depois de alguns minutos de chuva, estava completamente alagado e não se tinha como passar. Meu amigo comentou: " caramba, imagina se cair aqui a chuva que cai em São Paulo heim? A cidade desaparece".

Pois bem. Hoje meu amigo amanheceu sentindo-se muito mal. Ele tinha plano de saúde, mas a cobertura era somente no estado de São Paulo. Não tínhamos outra alternativa a não ser irmos ao pronto socorro. Aí a novela começou e minha cara ficou no chão. Fomos ao pronto socorro da Saldanha Marinho e....pasmem...a fila estava imensa, uma coisa de louco. Era gente reclamando por todo lado. Ficamos 2h20 minutos aguardando chamarem a nossa senha e nada x nada. Depois de tanto esperar, resolvermos ir embora. Liguei para um amigo médico e o mesmo receitou um medicamento que horas depois tinha resolvido o problema.

Abaixo, transcrevo os comentários do meu amigo paulista de 38 anos, que é professor universitário em sua cidade:

" Meu amigo, agradeço imensamente a acolhida de vocês. Gostei da cidade, porém, por se tratar de uma das cidades mais ricas do Brasil, eu sinceramente me decepcionei, pois esperava encontrar outra coisa, outra realidade. A cidade me pareceu muito suja. A saúde, pude sentir na pele que é lamentável, até mesmo pelos comentários que ouvi na fila do pronto socorro. A fama de Campos é de uma cidade linda, limpa e muito, mas muito rica. Infelizmente a realidade aqui é completamente diferente. Não que eu queira desmerecer sua cidade, pois ela é riquíssima de história etc. Mas eu sinceramente esperava outra coisa." 

Fica aí uma pequena história de um fato real acontecido na 14ª cidade mais rica do Brasil.

Alex San Carlos."

7 comentários:

Luiz Oliveira disse...

É uma lástima o fato da cidade se encontrar no estado que está. Mais lamentável ainda é a população assistir a isso passivamente, sem fazer barulho, sem se reunir e passar a cobrar dos nossos políticos providencias para solucionar nossos problemas coletivos. Uns com tanto, outros com quase nada. Pior, os que menos tem parecem menos se importar. E a cidade vai caminhando para o caos total e irreversível. Um povo vendido não sabe a desgraça que está plantando para seu futuro. E não será nenhum favorzinho mixuruca de político que vai aplacar a desgraça que sem abaterá sobre nossa cidade. Campos não merece a história que está sendo escrita hoje. Como campista, fico muito entristecido.

Érica disse...

O marketing pelo Brasil afora, que o casal rosa, faz de seus governos, inclua-se a prefeitura de Campos, faz com que muitas que não residem aqui,pensar que, onde o casal governa, virou uma maravilha, um paraiso. Porém pura inverdade, como o constado pelo nobre paulista de Campinas/SP.

Continuou com aquela máxima: "Não é minha minha meu amor; mas sim, minha cidade, que pena , virou um horror" !

Anônimo disse...

Descrever esse município é algo, deveras cansativo e difícil.
Mas aí vai: "- Um lugar imundo, situado numa planície encharcada, fedida e infestada de mosquitos, onde ainda prevalece a monocultura, as famílias (desestruturadas)e o toma lá, dá cá."

Bike Sem Limites disse...

Informo com muito pesar que o relato feito pelo Alex retrata uma realidade que poderia - e pode - ser diferente. Muito diferente!
Infelizmente também ouço comentários desfavoráveis sobre a nossa cidade emitidos por pessoas que por aqui passam. São pessoas de várias partes do Brasil, de Norte a Sul, que, de passagem pela cidade observam com olhar diferente de quem já está habituado com a situação, pois o nosso cérebro acaba se acostumando e desprezando mesmo as coisas mais absurdas.

Rahan disse...

Da sáude não posso comentar muito pois estou com 28 anos faço exercicios fisicos e etenho um controle sobre minha alimentação, por isso não dependo de médicos e seus medicamentos. Mas quanto a questão dos alagamentos creio que não seja culpa da Rosinha desta vez e sim da propria população! Ocorreu um fato notavel nesta quarta agora dia 03/04 sobre a chuvinha boba que deu logo de manha, depois de meia hora da referida chuva a agua ja estava quase entrando dentro da sala de casa faltou coisa de 3 centimetros para ultrapassar a porta. Depois que parou quando nós formos ver o unico bueiro que tem na rua (rua esse pequena que não tem mais que 50 casas) estava cheio de lixo. Culpa da administração de Campos? Creio que não. Falta um pouco de educação nas pessoas de não jogarem lixo em terreno desucupado e mesmo que não joguem terem a cosciencia da criação de um animal de "estimação" porque muitos ficam vagando sem donos pelas ruas fuçando os sacos de detritos e os espalhando por todos os lados.Acho que não é so ela que gorverna a cidade mais sim todos os moradores da mesma são co-prefeitos e devem gerir a cidade.Os Espíritas e que estam certos e alguma coisa, "primeiro vem o desenvolvimento material e depois o moral.Tando dinheiro na cidade e seu novos ricos mais poucos com a capacidade moral para usalo corretamente e repetindo os velhos erros da humanidade!

Anônimo disse...

É Rahan, o inferno são os outros...

Alexandre Buchaul disse...

Não precisamos exigir, cobrar ou reivindicar nada! Precisamos é por a mão na massa e construir a cidade que queremos, construir o futuro com o qual sonhamos.
Podemos fazer isso em cada escolha, em cada pequena atitude. A cidade que temos é a cidade que construímos nem melhor e nem pior, apenas a que fomos capazes de construir, a que merecemos.