segunda-feira, setembro 26, 2016

Evolução na movimentação para atendimento de voos offshores nos aeroportos de Campos e Macaé entre 2011 - 2015

Entre 2011 e 2015 a movimentação de aeronaves subiu de 6,2 mil para 20,5 mil (pousos e decolagens) anualmente no Aeroporto Bartolomeu Lisandro. O número de passageiros neste mesmo período subiu de 17,4 mil para 192,1 mil passageiros, com um crescimento de mais de 1000%.

O fato se deveu principalmente à instalação de uma base (hangar) da Líder Táxi Aéreo que realiza voos de passageiros para a atividade de exploração dos campos de petróleo da Bacia de Campos.

No final da década passada a Petrobras e outras petroleiras passaram a usar mais bases aeroportuárias para este trabalho, antes bem concentradas em Macaé e no heliporto do Farol de São Tomé.

Assim, foram inseridos neste circuito a base do aeroporto de Campos, Cabo Frio e Jacarepaguá, no ERJ. No país mais três bases são utilizadas: ES, SP e SC.

Assim, abaixo o blog expõe a evolução da movimentação entre 2011 e 2015 dos aeroportos de Campos e Macaé. Neles, se estimam que entre 80% e 90%, aproximadamente, sejam destes voos chamados de "não regular" entre o continente e as unidades offshores de plataformas, sondas e navios.

Observando comparativamente, enquanto, o Aeroporto Bartolomeu Lisandro teve uma enorme expansão do número de pousos/decolagens e passageiros, no Aeroporto de Macaé, o movimento foi de redução de cerca de 20% entre pousos e decolagens e de relativa estabilidade no fluxo de passageiros.

O fato se refere à ampliação e uso de outras bases aéreas no ERJ e ao avanço da exploração na Bacia de Santos com uso do aeroporto de Jacarepaguá na capital e do aeroporto estadual de Itanhaém, em São Paulo.

Em 2016 é certo que se terá um movimento menor do que o de 2015, que já foi menor do que o de 2014. O fato se deverá especialmente às reduções do número de sondas que atuam na perfuração e busca de novos poços e campos de petróleo, que com a redução do preço do barril foram significativamente reduzidas.


























Nenhum comentário: