quinta-feira, setembro 29, 2016

Baixas contábeis nas petroleiras de todo o mundo

Aqui no Brasil se atribuiu às baixas contábeis da Petrobras, na faixa dos US$ 13 bilhões, quase que exclusivamente aos prejuízos com a Operação Lava Jato, sem considerar as perdas com as seguidas reduções de preço do barril de petróleo.

Para se ter uma ideia de como isto ocorreu em todo o mundo, quatro das grandes petroleiras, a americana Chevron, a anglo-holandesa Shell, inglesa BP e a francesa Total, juntas, promoveram cerca de US$ 50 bilhõe em baixas contábeis só por conta da baixa dos preços do barril de petróleo.

Já, a americana Esso está sendo investigada pela Comissão de Valores Imobiliários dos EUA (SEC) que questiona a forma como a petroleira avalia seus ativos, diante da queda dos preços do petróleo no mercado mundial, sem realizar baixas contábeis.

Assim, o blog vai continuar a insistir que o debate sobre a realidade da Petrobras é completamente enviesado e tem objetivos político-econômicos, que seriam auferidos com o desmonte na estatal e consequências para todo o desenvolvimento nacional, por conta da capacidade de arrasto que o setor petróleo possui em qualquer nação produtora.

Nenhum comentário: