quarta-feira, novembro 23, 2016

Campos aumenta nº estudantes no Ensino Superior para 19,3 mil matrículas

O professor e amigo José Carlos Salomão Ferreira, colaborador do blog, mais uma vez nos oferece as informações do Censo do Inep/MEC, agora na versão 2015, a última disponibilizada, sobre a quantidade de alunos no ensino superior nos municípios da região. Ano passado o blog trouxe aqui os dados do Inep, Censo 2014.

Pelos dados oficiais extraídos do Inep/MEC (Censo 2015) o número de matrículas em cursos presenciais no ensino superior no município de Campos dos Goytacazes é de 19.385 alunos, estudando em 11 instituições, sendo 4 públicas e outras 7 particulares.

Este número de alunos no ensino superior em Campos é 7,3% maior do que os 18.062 alunos do Censo Inep/MEC 2014. Uma boa surpresa, que mostra que mesmo com a crise política e o número de matrículas subiu mais que a média do estado que cresceu 4,3%.

É bom recordar que o pico do número de matrículas no município foi identificado em 2008, quando se chegou a 21.244 matrículas no ensino superior em Campos.

Em Campos, o maior crescimento percentual anual de vagas aconteceu com o Polo da UFF em Campos com 24%, saindo de 1857 alunos para 2.305 universitários de graduação.

Do total de 19.385 matrículas em Campos, 39% estão em instituições públicas percentual um pouco maior do que os 37,5% do censo anterior. A instituição com maior quantidade de alunos em Campos, continua a ser a Estácio de Sá, com 3.403 alunos [313 matrículas a mais do que no ano anterior], seguido da Ucam-Campos com 2.635 matrículas, quase empatado com a UFF com 2.605 matrículas. 

Se estimarmos as matrículas na pós graduação em Campos (especialização, mestrado e doutorado), anualmente, em torno de 3 mil estudantes seria possível afirmar que o município dispõe de um número em torno de 22 mil universitários. Um número ainda considerável. 

Abaixo o gráfico da evolução de matrículas nas instituições que oferecem ensino superior em Campos dos Goytacazes entre os anos de 2003 e 2015. Através desta tabulação do professor Salomão é possível identificar o percurso das instituições em termos de matrícula. 

Voltaremos ao assunto com a análise da evolução de matrículas por cursos


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