sexta-feira, novembro 11, 2016

Seria um outro mundo possível?

Abaixo está uma boa e, paradoxalmente, terrível síntese da realidade contemporânea. Ela foi feita pelo professor Nilson Lage e republico abaixo, porém antes ainda observo...

Um mundo para poucos foi a opção. Tentam se ver livres dos sobrantes.

Foram abandonando a ideia de civilização, quase ao mesmo tempo que consideraram superados a concepção dos estados-nação. 

Tidos como superados eles, na verdade, embarreiravam o desejo de uma nova forma de colonização e apropriação não apenas dos excedentes econômicos, mas dos bens naturais e das vidas das pessoas.

Parece que estamos num trevo e a direção indicada possui um imenso sinal vermelho de pare. Seria um outro mundo possível?


"Um futuro possível"
"Implantou-se a globalização, com todo o quadro social que ela prevê.

Ninguém está seguro. Pode-se perder o trabalho (não há mais emprego, salvo para tomar conta dos outros ou combater na guerras periódicas) a qualquer momento. 

É preciso juntar dinheiro para a velhice. O futuro de seu filho depende da quantia que você aplique nele agora. É preciso ter dinheiro junto para caso de doença: se for muito grave, é melhor deixar morrer. 

É preciso investir e torcer para que não estoure mais uma bolha e se percam economias suadas de uma hora para outra. Somos todos agiotas e experts em agiotagem. 

Há futebol, novelas, drogas e shows.

Os que não aguentam são recolhidos a abrigos e reciclados. Os que de fato não conseguem geralmente são mantidos vivos pela caridade pública. 

Os que infringem a lei vão para presídios onde trabalham para sobreviver – ou que se danem. 

Muita gente iria para os hospícios, mas foram fechados porque não davam lucro...

O que sobrou da classe média progressista, degradada ao padrão da piscina de plástico e da SUV de segunda ou terceira mão, prossegue sua campanha em favor de uma agenda que vai do direito à vida dos frangos à implantação por decreto da igualdade entre os seres humanos.

No momento, falta senso de realidade, hierarquia e urgência."

Nenhum comentário: