quarta-feira, novembro 02, 2016

Estimativa da taxa de crescimento por tipo de energia até 2035 e a geopolítica do petróleo

Segundo a BP Statistical, até o ano 2035, a previsão de crescimento anual dos vários tipos de energia dentro do consumo mundial, o Gás Natural tem um estimativa de incremento do dobro do petróleo: 1,8% x 0,9%. Praticamente empata com a previsão de crescimento de uso da energia nuclear (1,9%) e da hidráulica (1,8%), porém bem inferior à taxa de crescimento anual do uso das energias renováveis.















Porém, em termos de valores totais e absolutos, o uso do petróleo ainda será imensamente majoritário. Para 2040, a previsão pelo relatório da BP Statistical é que o petróleo ainda esteja suprindo a matriz energética mundial com 26%. O carvão com 25% (hoje tem ainda 29%) e o gás natural com 24%, enquanto as energias renováveis terá, mesmo com o crescimento maior, apenas 5% da matriz mundial.

Assim, até lá a disputa geopolítica do petróleo, pelo ainda chamado ouro negro, prosseguirá com golpes, conflitos regionais ou mundiais. Os EUA consome atualmente 20% de todo o petróleo produzido no mundo. Para isso é obrigado a importar mais que um terço deste seu consumo.  

Nenhum comentário: