segunda-feira, maio 28, 2018

A crise do diesel é resultado do golpe e da pinguela para o passado

Que não paire nenhuma dúvida, a crise do diesel é consequência direta do acordo PMDB-PSDB.

É resultado, depois de dois anos de implantação, das ideias do documento "Uma ponte para o futuro", lançado em 29 de outubro de 2015, como plataforma golpista do Temer.

O documento foi absorvido pelo PMDB, quando o partido decidiu pelo golpe. O documento é quase uma cópia e foi inspirado no ensaio de três economistas da órbita do PSDB: Mansueto Almeida, Marcos Lisboa e Samuel Pessoa.

É importante lembrar sobre isso, porque é comum que os neoliberais corram de suas responsabilidades, quando a bomba estoura e a gravidade da situação fica exposta.

Sim, vão dizer que precisam ser ainda mais radicais na implantação das ideias neoliberais.

Aliás, é possível que também se recordem do economista austríaco Hayek, quando este, em 1981, defendia ardorosamente a ditadura de Pinochet no Chile, descartando o princípio democrático.

Na ocasião Hayek deixou registrada sua posição alegando que "a democracia não era um fim em si mesmo, mas apenas um meio que somente tinha valor como método de seleção dos dirigentes".

O buraco segue sendo cavado por quem continua de bruços e assim aumentado o tamanho do precipício.

Repito assim, o que disse ontem ao final da noite.

A nação precisa se reencontrar consigo mesmo e as eleições livres e democráticas são a única forma da maioria ter de volta a representação institucional dentro do sistema político.

Nenhum comentário: