segunda-feira, maio 21, 2018

Iluminação pública é mercado atrativo para fabricantes de lâmpadas de led

Estima-se que o Brasil tenha hoje 18 milhões de pontos de iluminação pública abrangendo 95% dos logradouros. A maior parte lâmpadas são hoje de vapor de mercúrio, sódio e de halogêneo.

No momento está em curso um processo de convencimento das administrações municiais por parte dos fabricantes de olho numa parte da Cosip, Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública foi instituída pela Lei nº 5.132, de 17 de dezembro de 2009.


Os fabricantes de lâmpadas estimam que com investimento de cerca de R$ 26 bilhões, nos próximos 15 anos, se poderiam trocar todas estas lâmpadas por LED. Trata-se de um luminária que traz entre 60% a 80% de economia no custo de energia, duram cerca de oito vezes mais do que a lâmpada que hoje usadas e possuem uma capacidade de iluminação 60% maior que as lâmpadas convencionais atuais de vapor de mercúrio e sódio.

Empresas ligadas aos fabricantes e que atuam na instalação e em manutenção elétrica estão correndo atrás das prefeituras e câmaras municipais defendendo estas vantagens. Acenam que no futuro poderiam até reduzir da Cosip, valor pago pelos contribuintes junto das contas de energia elétrica todo o mês.

A iniciativa parece interessante, tanto pela eficiência com o menor consumo de energia, quanto por uma iluminação mais clara que oferece mais segurança à população, além de reduzir a necessidade de manutenção e troca das lâmpadas.

Porém, é preciso que as negociações sejam feita às claras (sem trocadilho) e obedecendo a transparência e as licitações exigidas nos contratos entre o setor público e privado. Algumas prefeituras estão fazendo Parceria Público-Privada (PPP), mas com edital já desenhado com as empresas acordadas.

Nenhum comentário: