quarta-feira, abril 10, 2019

Do Peak Oil: "A geopolítica do petróleo na era Trump"

Como parte de meu trabalho de pesquisa sobre o circuito global do petróleo e o mundo financeiro, eu acompanho algumas publicações. Elas trazem informações, dados, indicadores e também análises e interpretações.

Além disso, para entender esse setor, suas relações com o poder do Estado no sistema interestatal capitalista contemporâneo, há necessidade de se sair das informações e publicações da mídia corporativa brasileira que se repetem e se reproduzem, via de regra, repassando os interesses das corporações e dos donos dos capitais ali envolvidos.

Assim, esses materiais fazem parte de um enorme mosaico, sob o qual há necessidade de se fazer relações e análises em várias escalas e dimensões, sob um rígido método que tem que ser sustentado em bases teóricas.

É, encima de tudo isto que tento, na academia, produzir interpretações, ampliar os debates, sobre esse circuito econômico e suas relações com o Estado e com as regiões. Aqui nesse espaço do blog e seu perfil no FB - para além da universidade -, eu tento fazer com que algumas dessas questões consideradas complexas possam ser compreendidas por um universo mais amplo de pessoas que se interessam sobre o assunto.

Nessa linha, hoje, ao invés de apenas resumir uma matéria e fazer relações, eu vou trazer na íntegra um texto publicado hoje, num dos sites que acompanho, o Peak Oil, que teve início em 2005, através de Dan C., um engenheiro americano de software, que chegou a uma conclusão sobre a importância de entender melhor os sistemas de energia de hidrocarbonetos do mundo.

Trata-se de um uma comunidade (fórum) sobre as questões que envolvem a "teoria do pico do petróleo", como recurso finito e sobre o esgotamento dos hidrocarbonetos como fonte de energia para o planeta.

O Peakoil.com faz questão de dizer que eles "representam uma agregação de notícias não comerciais e não afiliada a nenhum site de notícias: somos uma comunidade online administrada pelos e pelos membros. Hoje, o Peakoil.com é administrado pela Tanada, das margens ocidentais do Lago Erie (divisa entre os EUA e Canadá). Os moderadores e editores de apoio são 100% voluntários de todo o mundo e não recebem remuneração de nenhum tipo”.

O texto que apresento é atualíssimo e de de autoria de Thierry Meyssan e foi originalmente publicado pela Rede Voltaire (09/04/2019) e republicado pelo Peak Oil em 10 de abril de 2019*.

Trata-se de um artigo muito interessante sobre essa fração do capital (visto aqui como grupo econômico, o petróleo), que certamente merecerá ser interpretado e analisado mais profundamente. O seu título original publicado aqui é: The Geopolitics Of Oil In The Trump Era. 

Assim, abaixo publicamos a sua tradução feita automaticamente por estes tradutores automáticos utilizados na internet, e assim, com algumas inconsistências e que teria necessidade de ajustes. Porém, numa leitura rápida, observei que no geral, isso não compromete a leitura no que é essencial. Dessa forma, se poupa tempo e ganha-se em agilidade na leitura do mesmo.

É bom que se diga, que não concordo com tudo que o texto apresenta e interpreta, mas como boa parte do que ali é analisado. E o que vale é conhecer mais profundamente a geopolítica do petróleo no mundo contemporâneo.

É certo que sua leitura ajudará na interpretação da geopolítica não apenas da energia. Além disso, também auxiliará você a refletir como os EUA jogam com as nações em seu interesse de manter a hegemonia global.

PS.: Os grifos (negritos) são da publicação original e aqui estão mantidos. Eles merecem ser bem observados e analisados. Enfim, passemos ao artigo.



A geopolítica do petróleo na era Trump 



Os Estados Unidos se tornaram o principal produtor mundial de hidrocarbonetos. A partir de agora, eles estão usando sua posição dominante exclusivamente para maximizar seus lucros, e não hesitam em eliminar seus principais rivais na produção de petróleo, mergulhando seus cidadãos na miséria. Embora no passado o acesso ao petróleo do Oriente Médio fosse uma necessidade vital para sua economia (Carter, Reagan, Bush pai), então um mercado sobre o qual eles presidiam (Clinton), e novamente um recurso falido cuja oferta eles queriam controlar (Bush Jr., Obama), os hidrocarbonetos tornaram-se agora ouro negro (Trump).

A economia depende principalmente da fonte de energia à qual ela tem acesso. Essa necessidade sempre foi uma das principais causas da guerra. Houve uma época em que era necessário colocar escravos para trabalhar nos campos e, no século XIX, aproveitar o carvão para alimentar máquinas e hoje dependemos de hidrocarbonetos (petróleo e gás).

Para evitar olhar atentamente para essa lógica, os homens sempre inventaram boas razões para justificar o que estão fazendo.

Assim, hoje nós acreditamos
  • que o Irã está sendo sancionado por causa de seu programa nuclear militar (que foi fechado em 1988);
  • que as instalações e ativos da PDVSA (Petróleo Venezuelano) foram apreendidos para transferi-los do ditador Maduro para a equipe de Juan Guaido (embora seja o primeiro e não o último que foi constitucionalmente eleito presidente da Venezuela);
  • ou ainda que os Estados Unidos mantêm sua presença militar na Síria para apoiar seus aliados curdos contra o ditador El Assad (enquanto que os curdos são mercenários que não representam seu povo, e el-Assad foi democraticamente eleito).
Essas narrativas não têm base real na verdade e são contraditas pelos fatos. Nós acreditamos neles porque achamos que podemos lucrar com eles.


O mercado mundial
Os hidrocarbonetos representam o principal mercado mundial, mais importante que alimentos, armas, remédios e drogas. Inicialmente, eram administrados por empresas privadas, antes de se tornarem, na década de 1960, o território privado de caça dos estados. Com o desenvolvimento da economia, novos atores entraram em cena e o mercado se tornou cada vez mais imprevisível. Além disso, do final da URSS até o retorno da Rússia, o mercado se tornou altamente especulativo, passando por variações de preços de venda entre 1 e 4.

Além disso, o mundo percebeu que muitos campos de petróleo, depois de terem sido muito explorados, agora estavam secando. No final da década de 1960, a família Rockfeller e o Clube de Roma popularizaram a ideia de que os hidrocarbonetos eram energias fósseis e, portanto, limitadas. No entanto, ao contrário desta crença, não conhecemos realmente a origem dos hidrocarbonetos. A hipótese sugere que eles são provavelmente fósseis, mas talvez não. No entanto, mesmo que os hidrocarbonetos sejam renováveis, isso não os impediria de desaparecer se fossem excessivamente explorados (a teoria do pico de Hubbert). Acima de tudo, o Clube de Roma estudou a questão com um a priori malthusiano - sua missão era demonstrar que era necessário reduzir a população mundial porque os recursos da Terra são limitados. Sua crença no fim do petróleo não é mais do que um argumento para justificar o desejo dos Rockfellers de limitar o crescimento demográfico das populações pobres. No espaço de meio século, acreditamos em cinco ocasiões distintas que o petróleo iria se tornar escasso nos próximos anos. Ainda existem reservas que foram provadas suficientes para suprir as necessidades da Humanidade por pelo menos mais um século.

Os custos altamente variáveis ​​de exploração (de 1 na Arábia Saudita a 15 nos EUA), a melhoria da tecnologia, as variações consideráveis ​​de preços e o debate ideológico demonstraram várias vezes a improbabilidade de um retorno sobre os investimentos. No entanto, levando em conta os atrasos operacionais, qualquer interrupção do investimento em pesquisa, exploração e transporte provoca uma rarefação da produção disponível nos próximos cinco anos. Como resultado, o mercado é particularmente caótico.


A política mundial de energia
A criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) pelo venezuelano Juan Pablo Pérez Alfonzo, em 1960, deslocou progressivamente o poder de fixar preços das companhias petrolíferas para os estados exportadores. Essa transferência tornou-se aparente durante a guerra entre Egito e Síria contra Israel, em outubro de 1973 (conhecida no Ocidente como a "Guerra do Yom Kippur"), e a crise mundial do petróleo que ela provocou.

Os Estados Unidos, que na época eram a maior potência mundial, lideraram diferentes políticas no setor de hidrocarbonetos.

  • O presidente Jimmy Carter considerou que seu país precisava dessa fonte de energia e que o acesso ao petróleo do Oriente Médio era uma questão de "segurança nacional". Os árabes e os persas não podiam recusar-se a vender seu ouro negro ou exagerar seu custo.
  • O Presidente Ronald Reagan criou o CentCom, o Comando dos EUA para esta região (definido de acordo com o conhecimento dos campos de petróleo disponíveis na época). Para aplicar as políticas de seu antecessor, ele negociou bases militares permanentes e começou a instalar tropas.
  • O presidente George Bush pai assumiu a chefia de uma coalizão quase universal e esmagou o Iraque, que imaginava que poderia encontrar seus próprios pontos de venda, e ousou tentar recuperar os poços do Kuwait dos quais os britânicos o haviam privado.
  • O presidente Bill Clinton e seu vice-presidente Al Gore herdaram um mundo unipolar, sem a URSS. Eles traçaram um mapa dos corredores que deveriam ser abertos em todo o mundo (oleodutos, rodovias, ferrovias e zonas da Internet) e as operações militares que seriam necessárias para construí-las e garantir sua segurança - por exemplo, a guerra. contra a Jugoslávia, a fim de construir o oitavo corredor).
  • O presidente George Bush Jr. e seu vice-presidente Dick Cheney, convencidos de que os hidrocarbonetos logo se tornariam raros, lançaram uma série de guerras, não mais com o objetivo de pegar o ouro negro, mas controlar sua produção e mercado. Voltando à teoria malthusiana do fim iminente dessas fontes de energia, eles decidiram controlar quem teria o direito de comprá-la e, portanto, ser capaz de manter sua população viva.
  • O presidente Barack Obama aproveitou a oportunidade do gás de xisto e petróleo em seu próprio país e decidiu favorecer sua extração. Ele esperava que desse modo ele pudesse salvar seu país da maldição malthusiana.
  • O presidente Donald Trump assumiu o poder quando seu país se tornou o maior produtor do mundo. Ele decidiu derrubar a estratégia dos EUA.

Políticas de Donald Trump
Quando o presidente Trump indicou o representante do Kansas, Mike Pompeo, como diretor da CIA, interpretamos essa inesperada nomeação em termos da dificuldade do presidente em encontrar aliados no Partido Republicano que ele acabara de superar. Nós havíamos esquecido que, de 2006 a 2010, Pompeo havia sido o CEO da Sentry International, fornecedora de equipamentos para hidrocarbonetos. Ele sabia como o mercado de petróleo funcionava e conhecia pessoalmente os principais atores do mundo. Ao mesmo tempo, o presidente Trump nomeou Rex Tillerson como secretário de Estado. Tillerson foi o CEO de uma das maiores empresas de hidrocarbonetos, a Exxon-Mobil. Devemos, portanto, ter considerado a possibilidade de que a política energética estaria no centro das ações de sua administração.

É obviamente impossível hoje estimar a extensão das ações de Pompeo como chefe do serviço secreto. No entanto, podemos considerar que seus objetivos mais antigos podem não estar muito distantes daqueles que ele defende hoje. E, de fato, acontece que ele acaba de revelá-los.

Todos os anos, um conselho consultivo criado pelo especialista incontestado do mercado de hidrocarbonetos, Daniel Yergin, organiza uma reunião internacional sobre a evolução da situação. O Congresso de 2019 (CERAweek, 9 a 13 de março, em Houston, Texas) foi o maior encontro internacional da história sobre o assunto. Os CEOs das principais empresas de 78 países estavam presentes. O topo da conta foi o discurso de Mike Pompeo. Toda a profissão fora notificada da importância de sua intervenção, e esse era o único momento em que a enorme sala estava lotada.

Após saudar seus ex-colegas, Mike Pompeo expressou seu orgulho pelas incríveis performances da indústria petrolífera de seu país, que, em seis anos, se tornou a maior produtora de petróleo do mundo, graças às novas técnicas de extração de xisto. Ele anunciou que havia criado um departamento especial no Departamento de Estado encarregado de administrar recursos energéticos. A partir de agora, os diretores de empresas norte-americanas especializadas teriam que conversar com ele. Sua missão era ajudá-los a conquistar mercados no exterior. Em troca, eles devem concordar em ajudar seu próprio país a aplicar sua política energética.

Isso consistia em produzir tanto quanto possível nos Estados Unidos e também secar uma parte da oferta mundial para equilibrar o mercado. Esta é a única maneira de o país vender petróleo e gás de xisto, já que sua extração é particularmente cara.

De acordo com a doutrina de Pompeo, não se trata de reduzir a produção mundial ao nível de demanda por quotas de produção, como a OPEP + instituiu nos últimos dois anos, mas fechar a porta a certos exportadores de larga escala - Irã , a Venezuela e a Síria (cujas reservas gigantescas foram descobertas apenas recentemente e ainda não estão sendo exploradas). O projeto NOPEC (Nenhuma Lei de Produção de Petróleo e Cartéis Exportadores) deve, portanto, emergir em breve dos arquivos. Essa proposta de lei, da qual inúmeras variantes foram introduzidas no Congresso há duas décadas, visa eliminar a imunidade soberana que os países da OPEP invocam para formar um cartel, apesar das leis antitruste dos EUA. Permitiria a continuação, perante os tribunais dos Estados Unidos, de todos os membros do estado da OPEP +, apesar de terem sido nacionalizados, por terem beneficiado da sua posição dominante e, por conseguinte, influenciariam o aumento dos preços.

Acontece que, desde o final de 2016, a Rússia se associou à OPEP para aumentar os preços. Assim, concordou em diminuir sua produção. Isso é ainda mais indispensável para a Rússia, já que sua economia sofre com as sanções ocidentais e que a exportação de hidrocarbonetos - e também de armas - é uma de suas principais fontes de renda. Consequentemente, na situação atual, os interesses de Moscou e Washington não se atrapalham, mas coincidem para evitar a inundação do mercado. É por isso que a Rússia não faz nada para ajudar o Irã a exportar seu petróleo, e ainda não explora as áreas da Síria das quais suas empresas nacionalizadas adquiriram o monopólio. Também é provável que também não ajude a Venezuela neste setor. Como resultado, a transferência da sede européia da PDVSA para Moscou foi adiada.

A Rússia, que salvou a Síria dos jihadistas mercenários da Otan, nunca concordou em ir mais longe. Sem reação, assiste ao lento colapso desta outrora próspera nação. A situação ainda não se degradou em fome, como no Iêmen, mas está inexoravelmente se aproximando dessa condição.

No entanto, os Estados Unidos pretendem não só para estabilizar a oferta mundial, mas também para determinar o seu fluxo, que é a fonte da pressão por Washington, tanto sobre a União Europeia e os seus Estados-membros para evitar a cessação de gasoduto Nord Stream 2. A ponto é libertar a UE de dependência de hidrocarbonetos russos. No caso de essas intervenções serem coroadas de sucesso, a Rússia voltaria esse fluxo para a China, que não poderia pagar o mesmo preço.

Já, para responder às necessidades da União Européia, os Estados Unidos estão construindo, o mais rápido possível, portos de metano capazes de lidar com gás de xisto. Enquanto isso, a Rússia está acelerando a construção do gasoduto Turkish Stream, que criaria outra rota para chegar à União.

Além disso, o Departamento do Tesouro dos EUA está bloqueando todos os meios de transporte para o petróleo iraniano e venezuelano, e também entregas para destinos na Síria. Os dados a que tem acesso atestam que a CIA começara a observar detalhadamente esse comércio desde a eleição de Donald Trump, inclusive durante o período de transição, o que confirma a ideia da posição central de energia em suas políticas. A atitude da Casa Branca em relação à Síria é diferente, na medida em que este país é atualmente incapaz de explorar suas reservas, e a Rússia está dando tempo para passar. O objetivo é impedir a reconstrução e, portanto, tornar a vida impossível para o seu povo. A CIA está implementando uma intensa estratégia de sabotagem contra qualquer forma de fornecimento de energia. A maioria da população, por exemplo, não tem mais gás para aquecer suas casas, nem para cozinhar. Pior ainda, um petroleiro turco que transportava produtos iranianos para a Síria foi sabotado do porto de Latakia. O navio explodiu, causando a morte de toda a tripulação e uma vasta mancha de óleo que a Western Press nem mencionou.

Considerando que o Hezbollah participa do governo libanês enquanto serve os interesses iranianos, o governo dos EUA estendeu sua proibição à exportação de petróleo para Beirute. Mike Pompeo está tentando impor uma nova distribuição de águas territoriais que redirecionam os petroleiros libaneses sob a soberania de Israel.


Evoluções desse processo
No momento, as políticas de Donald Trump só podem ter sucesso diminuindo a demanda dos EUA. Até agora, os hidrocarbonetos eram usados ​​principalmente para encher os tanques de gasolina dos automóveis, o que explica o desenvolvimento de projetos para carros elétricos. Consumir gasolina para fornecer eletricidade é muito mais barato nos Estados Unidos do que usá-la diretamente em motores automotivos. Acima de tudo, a eletricidade pode ser fornecida a partir de várias fontes em território norte-americano, a baixo custo e a preços estáveis.

É importante notar que o desenvolvimento de veículos elétricos dificilmente tem qualquer ligação com a ideologia, segundo a qual devemos diminuir a produção de CO2 para reduzir a temperatura da Terra. Por um lado, porque a fabricação de baterias pode produzir grandes quantidades de CO2, mas, por outro, porque a eletricidade pode ser muito mais responsável pela produção de CO2 do que o petróleo, quando é produzida pelo carvão, como é o caso da Alemanha e da Alemanha. China.
De maneira idêntica, a Venezuela fornece óleo a Cuba em troca de seus especialistas militares e seus médicos. O Departamento de Estado está tentando sancionar qualquer intercâmbio entre os dois países, especialmente porque especialistas militares cubanos são considerados responsáveis ​​pelo apoio dado ao presidente Maduro pelo exército venezuelano.

Além disso, o consumo de petróleo está evoluindo. Na escala mundial, não é mais prioritário destinado ao transporte, mas sim à fabricação de plásticos.

Os Estados Unidos não permitirão a exportação de hidrocarbonetos do Irã, Venezuela e Síria até 2023 ou 2024, data em que sua produção de xisto começará a diminuir rapidamente, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). Mais uma vez, toda a estrutura geopolítica será derrubada.


PS.: Atualizado às 14:30: Para informar que o texto é de autoria de Thierry Meyssan e foi originalmente publicado pela Rede Voltaire (09/04/2019) e republicado pelo Peak Oil em 10 de abril de 2019*

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa matéria!
Sempre que puder postar matérias relevantes do peak oil, por.favor poste!
Nem que seja em.ingles
Abraços