quarta-feira, junho 26, 2019

A abertura (entrega) descarada do setor de gás no Brasil é um novo crime de lesa-pátria

A gente até cansa de ficar repetindo a mesma questão.

Essa história de que se deve entregar todos os investimentos nacionais em gás natural no Brasil, para as empresas estrangeiras para que esse insumo de energia estratégico fique mais barato é conto da carochinha. 

Entregaram o setor elétrico com as concessões elétricas para reduzir as tarifas de energia. E o que temos?

Entregaram o setor de água e esgotos para as concessionárias e o que aconteceu?

Entregaram o setor de telecomunicações e temos hoje uma das mais caras tarifas de telefonia e internet do mundo.

E o pior é que, em alguns casos, como a eletricidade, saneamento, gás, entre outros, você não tem mais de um fornecedor. Assim, se está falando de renda de monopólio que você entrega ao controle de uma grande corporação nacional ou estrangeira. Tira do monopólio estatal e nacional para entregar ao monopólio de grupos privados globais.

É só ver o nome e atuação destas corporações e dos seus grupos controladores para confirmar isso que já venho pesquisando há pelo menos seis anos de forma intensa.

Nem se trata de impedir a participação de empresas privadas no setor. 

Elas poderiam entrar para fazer o que não hoje não existe, ocupando espaços no mercado que eles tanto veneram.

Mas, elas não querem. 

As corporações e os fundos estrangeiros batem o pé e dizem que só entram se tiverem controle de todo o setor, acima até de quem de quem tem esse papel que é o governo com seu poder de regulação,para que a disputa se dê em bases concorrenciais. 

As corporações que controlam o setor de gás natural a nível global querem garantia de tarifas altas, rentabilidades colossais e baixa regulação, apenas das "mãos e bolsos invisíveis do mercado".
No caso do gás natural é uma aberração.

Em vários países do capitalismo central as gestões públicas estão retomando o controle de alguns destes setores que são por sua natureza monopolísticos. Porque não cabe deixar esse monopólio a favor dos lucros privados contra toda a coletividade.

Mas o caso atual do Brasil é único tamanha a velocidade e a forma descontrolada com que entregam tudo. 

Parece haver uma competição surreal entre as instituições do governo e estatais para saber quem é mais entreguista: o Cade (Ministério da Fazenda), Ministério das Minas e Energia (MME), ANP, CNPE, Petrobras, etc.

E o pior para entregar tudo o que temos e que foi construído e implantado por nossas empresas estatais e pelo governo, como são os casos dos gasodutos, unidades de processamento de gás natural, etc. 

Etapas do processo de liquefação do Gás - LNG 
As redes de distribuição até as concessionárias já foram concedidas às empresas privadas, em quase todo o país.

E o pior, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, -sic, defesa de quem?) está agora e ainda mais proibindo que a Petrobras participe dessa etapa da cadeia desde o poço onde o gás é extraído.

Isso mesmo, no liberalismo deles, a garantia é dada às suas empresas. 

Assim, já entregaram quase 10 mil quilômetros de gasodutos. No caso da malha de 2,5 mil km da região Sudeste, a primeira parte entregue, em apenas 18 meses, a Petrobras pagou em dezoito meses de tarifas, tudo o que ainda vai receber (porque a venda foi à prazo) pelo gasoduto que construiu e ainda opera para os novos donos. E esses valores pagos como tarifas podem ser conferidos no relatório anual de prestação de contas da Petrobras. 

Sim, é difícil de acreditar, mas é real. 

Agora estão decidindo dentro do chamado novo "marco legal do gás" no Brasil - todo escrito e desenhado pelas corporações e fundos financeiros estrangeiros que atuam no Brasil - que as unidades de processamento de gás natural em funcionamento também devem ser entregues a essas empresas. 

Repito: ficando a Petrobras proibida de atuar no setor.

E dizem para você que tudo isso produzirá, daqui a quatro (4) anos - quando você não mais se lembra disso, como não se lembra das promessas de tarifas baixas de luz, água, telefone - uma redução das atuais tarifas .

Aí lá em 2023/2024, eles vão dizer e pagar a mídia para te convencer que isso de fato aconteceu, só que a correção da inflação é que elevou as tarifas.

E vou voltar a lembrar a atual diretoria da Petrobras está concordando que ela tem que ficar fora desse setor de gás natural que é estratégico, como combustível de transição, e que foi encontrado em colossais volumes no Pré-sal, também descoberto pela estatal e cujas áreas também estão sendo entregues para corporações petroleiras estrangeiras.

Em termos de bilhões de dólares, esse crime de lesa-pátria com entrega das joias da coroa, já é pelo menos, umas dez vezes maior do que os desvios feitos por larápios na Petrobras.

Repito o gás natural passou a ser nos últimos anos estratégico como combustível de transição para uma matriz mais limpa e que ganhou enorme mobilidade, depois que o processo de liquefação para transporte em navios gaseiros se tornou - mesmo que ainda cara - mais viável, podendo a sua logística de transporte prescindir dos gasodutos. 
Veja aqui artigo que publicamos no blog há 3 anos (em 11 de julho de 2016) com o tútulo "A ampliação do poder estratégico e geopolítico do Gás Natural (GNL) na matriz energética mundial".
 
Por tudo isso afirmo que é preciso expulsar e punir severamente estes vendilhões da Nação que necessita ser reconstruída para os brasileiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

A AGENDA VERDADEIRA DESTE DESGOVERNO É NOS DISTRAIR PARA NOS DESTRUIR
> https://gustavohorta.wordpress.com/2019/06/05/a-agenda-verdadeira-deste-desgoverno-e-nos-distrair-para-nos-destruir/

A AGENDA VERDADEIRA DESTE DESGOVERNO É NOS  DISTRAIR PARA NOS DESTRUIR.

👊👊👊👊👊👊👊

O TCHUTCHUCA, O PALHAÇO BOZO E A QUADRILHA DO PODER AINDA VAI BOTAR PRA F**ER
> https://gustavohorta.wordpress.com/2019/06/03/o-tchutchuca-o-palhaco-bozo-e-a-quadrilha-do-poder-ainda-vai-botar-pra-fer/

Mais de um minuto com o locutor da radia Alvorada de BH, com seu vozeirão impostado e ‘naturalmente’ falsificado, a contar do quanto será boa para o povo brasileiro a DEFORMA DA PREVIDÊNCIA.

Mais de um minuto!

Claro que boa coisa não é mesmo, mas, com nosso dinheiro, estão a fazer propagandas, em fartura e abundância, para nos convencer de que é bom ser FERRADO!

Já compraram o Congresso, o que não tem novidade, mas querem nos convencer para NOS ACALMAR.

CAMBADA DE FILASDAPUTA, FILHOS DO CAPETA DUCARAI.

TCHUTCHUCAS DOS BANQUEIROS E CONTRA NÓS.

CARA, NÃO SE DEIXE ENROLAR. NÃO ESMOREÇA.

VAMOS À LUTA, JUNTOS.

👊👊👊👊👊👊👊

Multiplique!

NÃO GASTE ENERGIA PENSANDO DUAS VEZES.
VENHA CONOSCO. PREJUÍZOS PARA OS CAPETAS FILASDAPUTA QUE NOS EXPLORAM.

VAMOS TODOS JUNTOS MOSTRAR A FORÇA DE UMA NAÇÃO, A FORÇA DE UM POVO QUE SABE O QUE QUER.

VAMOS NOS DEFENDER E DEFENDER NOSSA PÁTRIA E NOSSA NAÇÃO.
NÃO VAMOS NOS DEIXAR ESTUPRAR; NÃO VAMOS DEIXAR.
A FRASE DO MILLÔR FERNANDES QUE DIZIA QUE "SE O ESTUPRO É IMINENTE, RELAXE E GOZE" FOI APENAS UMA ANEDOTA N'O PASQUIM.
NOS PRECISAMOS REAGIR SEMPRE PARA DEIXARMOS DE SER ESCULACHADOS, COMO ESTES GOLPISTAS CRETINOS ACREDITAM PODEREM FAZER CONOSCO.

CHEGA DE ESCULACHO, CHEGA DE ESCRACHO, CHEGA DE ESCULHAMBAÇÃO, CHEGA DE DEBOCHE, CHEGA DE SACANAGEM, CHEGA DE MILICIANOS, CHEGA DE IMPUNIDADE, CHEGA DE CUMPLIDADE ENTRE OS PODERES DA REPÚBLICA. CHEGA DE ENTREGUISMO.
CHEGA DE CURRÍCULOS FALSOS E FALSIFICADOS.
CHEGA DE CONLUIOS CRIMINOSOS ENTRE MARRECOS E OUTROS PATOS DA QUADRILHA.
CHEGA DE JUSTI$$A COOPTADA OU CHANTAGEADA. CHEGA DE GENTE QUE USA A LETRA DA CONSTITUIÇÃO PARA LIMPAR A BUNDA.

CHEGA! BASTA!

QUEREMOS EDUCAÇÃO, QUEREMOS BEM-ESTAR SOCIAL, QUEREMOS CONDIÇÕES DECENTES DE TRABALHO.

QUEREMOS UM PAÍS MELHOR PARA A NAÇÃO.

QUEREMOS UM BRASIL PARA OS BRASILEIROS.

B A S T A ! !  C H E G A ! !

gustavohorta.wordpress.com