domingo, junho 16, 2019

Eventos acadêmicos no campo "Espaço-Economia-Poder" representam resistência ao obscurantismo

Na semana que passou, em meio às divulgações do The Intercepter que colocam em cheque importantes instituições da República no Brasil, este blogueiro esteve em mais dois importantes eventos acadêmicos, agora, no Rio de Janeiro: III Colóquio Espaço e Economia organizado pela UERJ-UFRRJ e IFF e realizado na UERJ (entre os dias 10 e 12 de junho) e o Workshop Espaço e Poder no dia 13 junho no IPPUR/UFRJ.

No III Colóquio Espaço e Economia tivemos 4 mesas-redondas, sessões de apresentações de pesquisas, além das palestras de abertura e encerramento em torno da temática geral: "Transformações no capitalismo mundial e a produção social do espaço".

Na oportunidade foi lançado o livro deste autor (blogueiro) A ´indústria´ dos fundos financeiros: potência e mobilidade no capitalismo contemporâneo, que foi apresentado e debatido na mesa-redonda com o tema "Os movimentos das frações do capital, os circuitos espaciais de produção e a crescente financeirização da economia diante de um novo padrão de acumulação".

A mesa-redonda teve ainda a presença dos professores Carlos Brandão, IPPUR/UFRJ. Leandro Bruno Santos, Geografia UFF-Campos, RJ e Cláudio Zanotelli (PPGG-UFES). O livro está disponível para a venda no site da editora (imagem e link ao lado), ou por pedido através do email do blog.

No III Colóquio Espaço e Economia foi ainda instituída formalmente uma Rede de Investigadores de Espaço Economia, confirmada a edição de dois números especiais da Revista Espaço e Economia, com artigos apresentados num dos oito grupos de trabalho do evento, mais um livro que será publicado com uma coletânea das participações dos pesquisadores nas quatro mesas-redondas.

Já no Workshop Espaço e Poder: infraestrutura, desenvolvimento e território organizado por professores do IPPUR/UFRJ com painéis nos dias 13, 24 e 25 de junho de 2019. Assim, no dia 13 de junho de 2019, eu participei na Faculdade de Letras do painel "Espaço Poder e Petróleo", tendo ainda como debatedores, os professores Claudio Zanotelli (PPGG/UFES) e Eduardo Pinto (IE/UFRJ).

Na oportunidade um conjunto expressivo de temas e linhas de investigação foram levantados e debatidos (dando forma a uma agenda de pesquisas), relacionadas ao poder e a potência do setor petróleo; a intensa disputa pela renda petroleira entre o setor público e os interesses privados; a produção do espaço por decorrência das atividades vinculadas à esta cadeia de produção global, onde há profundos interesses geopolíticos entre corporações e os estados-nações.

Os dois eventos se complementaram em termos de temas e interesses de pesquisas vinculados aos movimentos socioeconômicos espaciais. Os debates nos eventos permitiram a formulação inicial de ideias e proposições em termos de alternativas, sob a lógica das nações que fazem parte do capitalismo periférico diante de uma economia globalizada.

O clima agradável de debates e de colaboração acadêmica entre pesquisadores dos laboratórios e núcleos de estudos envolvidos em ambos os eventos, animaram e ampliaram a disposição de seguir em frente em trabalhos e pesquisas conjuntas, em meio às dificuldades impostas pelo desgoverno atual com os seguidos e profundos cortes orçamentários e de obscurantismo.

Nenhum comentário: