quarta-feira, junho 05, 2019

Convite para o lançamento do livro "A ´indústria´ dos fundos financeiros: potência, estratégias e mobilidade no capitalismo contemporâneo"

Hoje, eu vou usar esse espaço para a divulgação desse livro do próprio autor do blog, embora ele seja em parte resultado de uma produção coletiva, na medida em que se trata de um assunto que venho debatendo em várias mesas-redondas nas universidades e instituições, assim como neste e outros espaço das redes sociais já há algum tempo.

Trata-se de um convite aos amigos e interessados no tema, para o lançamento do livro que é fruto de uma pesquisa - ainda em andamento - e também uma contribuição ao debate, sobre um dos instrumentos da financeirização, que ganhou potência após a crise de 2008.

Embora lançamento mesmo seja só um, o primeiro, a ideia é organizar outros em debates por onde houver convites. Diz questão de que ele ocorresse no Colóquio Espaço-Economia, porque foi nas versões anteriores desse evento (em especial o segundo) que o tema ganhou relevância e pesquisa se começou a se estruturar.

Os fundos financeiros ganharam agilidade para se enraizar e desenraizar em investimentos no território e para se mover entre setores econômicos (frações do capital) e nações (espaço).
O livro impresso já está disponível para venda aqui no site da Editora Consequência e, em breve, também estará acessível em e-book

Agradeço ao PPFH-UERJ e Sindipetro-NF / FUP por compreenderem a importância da temática que resultou no importante apoio para o projeto de editoração e viabilização dessa publicação.

Para sustentar esse convite eu trago abaixo, parte do texto do prefácio generoso da professora Sandra Lencioni que também conta da contracapa (4ª página) sobre o livro:

"Roberto Moraes Pessanha apresenta uma análise da frenética mobilidade dos fundos financeiros no capitalismo contemporâneo no qual as finanças desenvolvem um mundo de ficção em que o valor se confunde com o antivalor, e o capital, com capital fictício. Central no texto, a discussão dos fundos financeiros se constitui na motivação escolhida para nos alertar sobre os riscos da barbárie que nos ronda nessa fase de desenvolvimento capitalista que pode comprometer todo o processo civilizatório que experimentamos até agora. 

O desvendamento que faz busca sensibilizar e motivar os leitores a compartilharem com ele o tema, que permite de maneira indiscutível conhecer os labirintos do capitalismo contemporâneo. Roberto procura compreender o capital em movimento, qualificando-o como helicoidal, um movimento em torno de um eixo que jamais passa por um mesmo ponto e, portanto, não constrói círculos e nem elipses que se fecham em si, mas trajetórias helicoidais em que o plano seguinte do movimento se situa num outro patamar. A imagem é de um movimento em espiral no qual a valorização e a capitalização essa última relativa ao mundo das finanças - se movem em conjunto.

Pessanha se debruça sobre um tema novo que, em geral, não é de fácil interpretação. Seu livro, porém, tem o mérito de permitir o entendimento pelos não especialistas nas finanças, por aqueles que simplesmente querem tornar claro o capitalismo contemporâneo. E porque somente compreendendo este mundo é possível projetar mudanças.

O convite à leitura instigante está feito com a convicção de que este livro tem muito a nos ensinar."

Sandra Lencioni
Professora titular do Departamento de Geografia da FFLCH da USP.

Nenhum comentário: