sexta-feira, novembro 01, 2019

Volume de petróleo derramado no litoral do Nordeste é superior a 37 mil barris ou 6 milhões de litros

MPF afirma que o volume de petróleo derramado no litoral do Nordeste é superior a 5,1 mil toneladas, equivalentes e 37 mil barris ou 6 milhões de litros de óleo.

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte ( MPF-RN) e o Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) da Marinha divulgaram que o volume total de petróleo derramado no litoral do Nordeste deve chegar a 5,1 mil toneladas.

Traduzindo para unidades mais conhecidas da população, este volume equivale a 37,4 mil barris de petróleo ou aproximadamente 6 milhões de litros de óleo derramado, considerando que cada barril possui 159 litros.

Isso incluindo os 26,7 mil barris de petróleo recolhidos nas parais da costa, mais os 10,7 mil barris de petróleo estimados como evaporados, fora o volume ainda não estimado que podem estar no fundo do mar.

O MPF, o GAA, a PF e segundo a Justiça Federal do Rio Grande do Norte, sustentam que o óleo saiu do navio petroleiro Bouboulina de bandeira grega e propriedade da empresa Delta Tankers LTD que teria ocorrido a 730 km da costa da Paraíba, entre os dias 28 e 29 de julho.

O petroleiro de porte pequeno teria capacidade de transportar 586 mil barris de petróleo. Isto pode significar que cerca de 10% do petróleo que estaria sendo transportado pode ter sido derramado no litoral brasileiro.

Segundo comunicado da empresa Delta Tankers, dona do petroleiro Bouboulina, o mesmo saiu desta viagem na Venezuela no dia 19 de julho com destino ao porto na província de Melaka, na Malásia.

37 mil barris ou 6 milhões de litros de petróleo é quase 10 vezes mais do que os 4 mil barris de petróleo vazados no acidente provocado pela Chevron, nas atividades de perfuração do poço de Frade na Bacia de Campos em 2011.


PS.: Atualizado ás 21:46: Há informações desencontradas sobre a capacidade de transporte do navio Bouboulina. A Reuters informou 586 mil barris, já outras mídias estão informando uma capacidade de transporte de 1 milhão de barris que teria sido o volume carregado no navio-petroleiro no Porto de San Jose na Venezuela.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem que ser apurado a quantidade de petróleo que foi carregada na Venezuela e o volume de petróleo que foi descarregado no/s porto/s de destino. A diferença é a quantidade que foi derramada no oceano.

Roberto Moraes disse...

Sim, perfeito e fácil de aferir.