sábado, maio 09, 2020

“O mundo nos tenebrosos horizontes de 2020” por Emilio Gennari


A conjuntura complexa e instigante em que vivemos exige análises setoriais e regionais, mas também análises mais amplas e estruturais. É neste contexto que o blog sugere a leitura do texto “O mundo nos tenebrosos horizontes de 2020” do educador popular, Emilio Gennari. 

O autor faz uma interessante análise sistêmica e numa perspectiva totalizante sobre a crise contemporânea do capitalismo, em que o autor nos lembra bem que a crise atual é anterior à contaminação da Covid e que com ela se agrava. E também recorda que a crise não é igual nem em termos espaciais e nem de classe. É bom ainda que a análise tenha sido feita, a partir de um olhar do sul global, embora sem deixar a perspectiva totalizante.

É uma análise fortemente subsidiada e referenciada em fatos e com descrição de alguns agentes que ajudam a explicar os processos em curso. No terço final do texto, o autor remete à uma necessária análise sobre a superestrutura e como ela se coloca no interior deste processo de acumulação sistêmica, através de um esgarçamento civilizatório. 

Esse texto, me fez lembrar do Arrighi sobre os movimentos na pirâmide do capital entre a base e o andar das altas finanças, recolhendo os excedentes. Numa análise que nos ajuda a explicitar como as contradições do sistema apontam a “destruição criativa” – que a pandemia acelera – funciona como o seu “modus vivendi”.

O Gennari também trata de um tema a que estou me dedicando a “plataformização dos negócios através da ampliação da digitalização da vida social”. Esse processo vem ganhando enorme expansão com o isolamento físico derivado do combate à Covid, que ainda assim garante o fluxo de boa parte dos capitais.

E, ao final, como não existe economia sem política, usando a Economia Política, o autor nos mostra como os riscos do autoritarismo tendem a avançar para garantir mais “uma nova rodada de neoliberalismo”.

 Em meio à fragmentação do mundo contemporâneo, ainda facilitado pelos instrumentos do mundo digital e das redes quânticas, o texto traz uma leitura transsescalar, ampla e sistêmica. Eu gosto deste tipo de interpretações, porque entendo que muitas vezes carecemos de análises mais totalizantes. 

Assim, insisto que vale a leitura do texto “O mundo nos tenebrososhorizontes de 2020” na íntegra que pode ser acessado neste link: https://drive.google.com/file/d/1txyzJSLon4CZw7YMAtVyn3kLnlzsX9JE/view?usp=drivesdk

Nenhum comentário: