quarta-feira, agosto 16, 2006

Mapa da Firjan – Ações estratégicas nº 6 e 7

Transparência dos Orçamentos Estadual e Municipais O que se pretende alcançar? - Apresentar e defender a aprovação de Projetos de Lei no âmbito do Estado e dos municípios que: - Permitam às instituições representativas da sociedade civil organizada opinarem na elaboração do orçamento, ajudando o Poder Público a identificar as prioridades de aplicação de recursos; - Estabeleçam que o Poder Público tenha compromisso com os resultados; - Estabeleçam como obrigação do Poder Público, que a prestação de contas sobre a execução do orçamento seja feita com detalhamento suficiente para permitir o efetivo controle da sociedade civil organizada sobre a utilização de seus recursos, de forma transparente e democrática. Atividades previstas: - Articular com a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e as Câmaras de Vereadores a aprovação de Projetos de Lei que atendam aos objetivos acima; - Buscar o apoio do Poder Executivo (Estado e municípios). Monitoramento dos Investimentos Públicos
O que se pretende alcançar?
- Garantir que o Estado e o município do Rio de Janeiro destinem montantes adequados de recursos aos investimentos no Estado.
Atividade prevista:
- Acompanhar de forma permanente o efetivo dispêndio do Poder Público em investimentos. Comentário do blog: Bem-vinda a disposição da Firjan de entrar nesta luta do controle da utilização das verbas públicas ao nível do estado e dos municípios.

Nenhum comentário: