segunda-feira, setembro 18, 2006

Escolas Técnicas cada vez mais em pauta

Neste final de semana, dois episódios, dão bem a demonstração de que, os gestores municipais compreenderam o papel da educação profissionalizante por naturalidade, ou, chegaram a tal conclusão, por pressão das bases da pirâmide social brasileira. Em dois atos:
1) Numa reunião de Lula com 40 prefeitos do estado do Pará ocorreu uma cena constrangedora, segundo o blog do Noblat, em que o prefeito Delvani Balbino (PMDB), de Floresta do Araguaia, levantou-se e quase aos prantos e de chapéu, jogou-se aos pés do presidente após o discurso e disse:
- Pra mim é uma honra tão grande estar na frente do presidente. Como eu não sei quando eu vou ver um presidente de novo na minha vida, eu vou fazer um pedido pro senhor de joelhos - disse Balbino, ajoelhando-se em seguida aos pés de Lula que constrangido tentou levantá-lo dizendo: - Não faça isso, pelo amor de Deus - exclamou Lula, imobilizado pelo prefeito, que abraçava suas pernas. Pouco depois, o prefeito Balbino entregou ao presidente um documento com pedidos de construção de uma escola técnica e de maquinários para a produção de abacaxi, principal atividade econômica da região.
2) No domingo no blog de José Dirceu ele comentou o resultados de mais uma Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar) a de 2006 feita pelo IBGE e entre outras coisas disse: “Não vamos bem na luta contra o analfabetismo e na escolarização da juventude. É grave, porque podemos fazer mais e melhor na luta contra o analfabetismo e no ensino médio, principalmente técnico profissional. Se levarmos em conta a situação das grandes cidades, com o crescimento da atuação do crime organizado, temos a verdadeira dimensão do problema social que enfrentamos”.

Nenhum comentário: