segunda-feira, setembro 18, 2006

Hortolândia, a cidade da IBM

Localizada na região metropolitana de Campinas, Hortolândia tem hoje aproximadamente 200 mil habitantes que vivem numa área de apens 62 Km² e foi emancipada do município de Sumaré a apenas quinze anos. Tem uma forte atividade econômica que fez sua população se multiplicar por dez neste período.
Hoje estão instaladas na cidade 231 indústrias, 704 empresas, 2.538 estabelecimentos comerciais, duas universidades e 5.337 prestadores de serviços. A cidade é sede da multinacional IBM, que se instalou aqui em 1972. A empresa está situada no condomínio industrial Tech Town, que abriga outros empreendimentos de grande porte. É em Hortolândia, também que estão a Down Corning do Brasil, líder na fabricação de silicone e, ainda, a Belgo Mineira, a Magnetti Marelli, GKN, BS Continental e o grupo EMS-Sigma Pharma, referência na produção de medicamentos genéricos.
Sua localização estratégica no estado, próxima do Aeroporto Internacional de Viracopos e de importantes vias rodoviárias, aliada ao fato de estar numa região considerada como pólo científico e industrial, são fatores importantes que contribuíram para a atração de empreendimentos. Devido ao crescimento exponencial de sua população, Hortolândia sofre hoje problemas relacionados à infra-estrutura, especialmente em habitação e saneamento que estão sendo enfrentados pelo município que tem um orçamento da ordem de R$ 213 milhões que é gerido pelo sistema já conhecido nacionalmente como: Orçamento Participativo. O município é atualmente administrado pelo prefeito Angelo Perugini, filiado ao PT. Postei esta nota para mostrar um dos caminhos que os serviços de Tecnologia da Informação (TI) estão tomando no país. Clique aqui e saiba mais sobre o município.

Nenhum comentário: