quarta-feira, setembro 27, 2006

Fórmula para vender jornal na Índia

Por lá os dois principais jornais em hindi (Dainik Jagaran e Dainik Bhaskar) vendem 4 milhões por dia cada um. A Índia é um dos poucos países do mundo onde a circulação dos jornais diários está crescendo de forma vigorosa - cerca de 10% ao ano. O país tem 40 jornais em inglês e línguas locais como telugu, hindi, rajasthani, gujarati, etc. Com 78,7 milhões exemplares vendidos por dia, a Índia é o segundo maior mercado mundial para jornais (atrás da China, com 96,6 milhões). No Brasil, em que pese a diferença no número de habitantes, são vendidos diariamente apenas 6,8 milhões. A fórmula dos jornais indianos é cortar drasticamente o preço dos jornais - o Times of India é vendido por 1,5 rúpia (cerca de 1 centavo de real), um prejuízo de 10 rúpias por exemplar (50 centavos)- para aumentar a circulação e publicidade”. PS.: Foto e texto extraídos do blog da jornalista do Estadão, Patrícia Campos Mello.

Nenhum comentário: