domingo, outubro 29, 2006

A confirmar a reeleição de Lula, esta poderia ser a última?

O PSDB já teria ficado oito anos com FHC. O PT outros tantos. Sendo assim, boa seria a suspensão desta situação? Bom para os dois lados e também os demais lados? O PSDB pode não achar, pois, pode considerar que na hora do seu rodízio de oito anos, vão querer lhe tirar a carteira. Mas, se Lula faz um bom governo, o risco de não tomá-lo, aumenta e tem mais. Neste caso é provável que em 2014, Lula queira voltar, na hipótese, como já falei de fazer um segundo mandato, melhor que o primeiro. Lula tem hoje, 61 anos, em 2014 teria 69 anos, ao final teria 73 e não creio que se interesse por querer disputar mais quatro anos depois disto. Nesta situação já estaria definitivamente na história do país como o único brasileiro com três mandatos de presidente da República concedidos pelo povo. Pois, então avaliem, que não será difícil Lula ser o propositor do fim da figura da reeleição. Certo ou errado? Tudo isso vale se confirmando as pesquisas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Li na revista Caros Amigos desse mês uma entrevista do professor de teoria política da UFRJ Wanderley Guilherme dos Santos e ele fala que o PSDB se encontra como um partido de classe média mas como a maioria da população é pobre tenta uma campanha um pouco falsa.Ele diz que vê o partido como um "partido conservador de centro" e acho que o PSDB deveria mudar de nome para PCC, acho que combina muito com o companheiro Jiló.

Roberto Moraes disse...

Olá Renato,

Não sei o que resultara do PSDB. Até antes da eleição ele era um dos polos de poder no país.

Assim como, no PT há correntes internas com quem o diálogo e até razoável, porém há outras, difícil de assimilar. A dificuldade cada vez maior que eles vão enfrentar é o da sobrevivência, fora de São Paulo. Eles vão sair destas eleições, menores do que entraram.

Ao buscar um caminho novo, podem ir pela estrada à direita, como tem sido costumeiro, como podem, buscar um novo caminho.