quinta-feira, abril 05, 2007

Álbum "Campos de outrora"

Este blog acaba de disponibilizar na seção ao lado, o álbum com cem fotos da série "Campos de Outrora" que você pode ver clicando aqui. Se desejar pode também ver outro álbum lá disponibilizado com fotos da "Campos de ontem". Lá há cinquenta e sete fotos extraídas de diversas publicações que falam da nossa história. Se delicie clicando aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Roberto

Agradeço sua atenção e as palavras a mim dirigidas, sabendo que seu tempo é escasso para as inúmeras obrigações diárias.
Uma foto é a comprovação de um momento real, vivido por alguém, em algum instante da vida. É também uma história silenciosa interpretada de formas diferentes por cada pessoa que viveu aquela época:
Dentre as fotos vistas, algumas trazem lembranças mais marcantes, que não estão em ordem cronológica de data:
Estação da Avenida – local de embarque de minha família para a viagem até a Estação de Santo Amaro (hoje em ruínas) por ocasião das festas. Outro fato marcante era ver as crianças correndo ao lado do vagões que transportavam canas para as usinas para apanhar as que caiam ao longo da ferrovia.
Bonde do Caju – condução obrigatória diária para o meu local de trabalho. No balaústre, ao embalo do bonde até o antigo “Triturador”, vizinho ao Cemitério, lendo sempre os mesmos cartazes de propagandas fixados nos painéis.
Porto do Rosário, A compra de caranguejos nas pranchas vindas de São Fidélis, carregadas de sacos de cereais, achas e “toquinhos” de lenha, bananas, etc. com suas velas arreadas passando sob as pontes. (Já que não existe a via fluvial navegável que ligava São Fidélis a São João da Barra, quem sabe, no futuro teremos a “Via Marginal do Rio Paraíba” ligando Santa Cruz a Martins Lages.)
Club de Regatas Saldanha da Gama - A regata aos domingos, sem ter noção do alinhamento das raias que determinava o vencedor, torcia sempre pela vitória do Saldanha.
O Coliseu dos Recreios. O Termômetro para saber se o filme era bom, era a quantidade de bicicletas no estacionamento de “Seu” Amaro.
Ponte de Pau - O som dos barrotes ecoando nas águas, na travessia a pé, sobre o Rio Paraíba (hoje Ponte Barcellos Martins).
Ponte de Ferro - A espera dos pedestres e ciclistas na hora da passagem do trem a fim de evitar o vapor que saia da válvula de retenção e escape da caldeira da “Maria Fumaça”
3º Regimento Infantaria - Meu caminho diário na Travessa Cabral até o Externato Mello onde fiz o “primário”;
Ig. São Francisco - além de ajudar nas missas, às vezes eu gazeava as aulas e passava as manhãs sentado no banco, comendo a merenda e meditando no silêncio da Igreja.
G.E. Mariana Barreto - O Namoro à noite, sentando na mureta da escola.
Ao Livro Verde - O atendimento sempre atencioso dos Srs. Cícero, Tardin e João.
Canal Campos-Macáe - Percorrer da Rua Salvador Corrêa à travessia solitária e tranqüila sobre a passarela do canal, naquela imensidão de área às 10 ou 11 da noite, após as aulas no Colégio Bittercourt, até à pensão de meus pais na R. Barão de Amazonas.
Como vê, são muitas as recordações que trouxeram pra mim, as fotos apresentadas no seu “Blog”. E calcule a emoção de cada uma e também a expectativa diária a espera de uma nova...
Assim como eu, outras pessoas da mesma época ou épocas anteriores e que hoje acessam o seu “Blog”, também se emocionam com o acervo das fotos, e voltam à memória relembrando sua história real em silêncio.
A exemplo das pessoas que colaboraram para a elaboração de “Campos de Outrora” e “Campos de ontem”, outras também, poderiam enviar fotos antigas de momentos de nossa cidade a fim de enriquecer mais o acervo de fotos de seu “Blog” ‘que acredito sendo o pioneiro de nossa Campos, através da Internet, pode demonstrar a todos, não só o que Campos é, mais também o que Campos representou para o engrandecimento de nosso Brasil.
Um abraço de
Fernando Bensi