terça-feira, maio 15, 2007

Se a inspeção vier para cá...

A Polícia Federal ontem fez uma devassa entre gerentes de concessionárias, donos de locadoras e despachantes em São Paulo. O motivo? O licenciamento de automóveis que eles viabilizavam no Paraná ou no estado do Tocantins para fugir do alto IPVA de São Paulo. Enquanto em São Paulo, da mesma forma que no Rio de Janeiro, a alíquota do imposto sobre veículos automotivos (IPVA) é de 4%, no Paraná cobra-se 2,5% e no Tocantins, apenas 1%.

Por lá a pressão para a ação policial partiu da Secretaria de Fazenda do estado que estima que hoje se deixe de arrecadar algo próximo a R$ 1 bilhão com esta evasão de divisas. Se semelhante inspeção ocorrer por aqui o susto será grande. Este blog já comentou aqui, que os próprios gerentes de concessionárias estimam, que pelo menos 70% dos novos carros esteja, há mais de quatro anos sendo emplacados no vizinho estado do Espírito Santo.

Alguns destes compradores possuem imóveis naquele estado e desta forma, podem se considerar dentro da legalidade ao optar pelo licenciamento do veículo por lá. Os outros, que se valem de endereços cedidos pelas concessionárias ou pelos despachantes, podem ser argüidos por inspeção policial ou por questionamentos jurídicos.

Nenhum comentário: