quinta-feira, abril 26, 2012

Duas novidades na visita de Dilma ao Açu

 Ambas eram mais ou menos esperada: a grande possibilidades de parceria da Petrobras com o grupo EBX, para parceria de construção de plataformas no estaleiro da OSX e uma outra de repasse de alguns poços de direito da Petrobras para serem explorados pela OGX, a empresa de óleo e gás da holding. A hipótese da construção das plataformas deriva das dificuldades que o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) instalado no Porto de Suape, estado de Pernambuco está tendo para cumprir contrato já firmado de montagem de plataformas.
A segunda novidade é a confirmação das negociações para acordo da EBX com a Foxconn, a empresa chinesa que fabrica os equipamentos da Apple, para a construção de uma fábrica de baterias, painéis solares e postes eficientes, no Complexo Logístico-industrial do Porto do Açu (CliPa) no município de São João da Barra. No acordo que está sendo desenhado, a EBX participaria com metade do valor do projeto estimado em cerca de 1 bilhão de dólares.

PS.: Atualizado às 21:02: Foto de Roberto Stuckert Filho, fotógrafo oficial da Presidência da República que registrou a presidenta Dilma com trabalhadoras do Porto do Açu.

Atualizado às 22:46: Fotos divulgadas pela EBX:




PS.: Se desejar ver as fotos em tamanho maior clique sobre as mesmas.


Atualizado às 23:50: A Vale e a EBX planejam recuperar os 354 km da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que liga Campos à capital fluminense, em investimento de R$ 1,65 bilhão. A linha férrea ligará o Porto do Açu ao Porto do Rio com bitola larga e é parte do Corredor Logístico.

Comentário do blog: O blog volta a repetir que está aí uma ótima oportunidade para também e fazer o transporte de passageiros, tanto entre o Complexo do Açu e Campos, como entre Campos e a capital, o Rio de Janeiro. É preciso que os governos superem a dependência do transporte sobre rodas e com ônibus. Se depender da Prefeitura de Campos e do secretário estadual de Transportes nada avançará neste sentido. Oportunidade é algo que se pode pegar ou largar, difícil é ver o interesse na formulação  de boas políticas públicas.

4 comentários:

Prof. Ahmed Jibril disse...

Bla bla bla...

bla bla bla...


E daqui há 10 anos, a cidade estará com os mesmos problemas...

To de saco cheio de todos vocês: Hipócritas

Anônimo disse...

O que vemos é um jogo de interesses SÁORDIDOS em que a última a ser pensada é a Nação!
Vejo esta intenção BOA para com ompaís( mesmo que, a meu ver, com um desenvolvimentismo equívoco e imediatista), na presidenta Dilma.

Anônimo disse...

Não estou entendendo o seguinte professor. Quando o porto realmente estiver funcionando, o escoamento da produção será feito por qual rodovia ? Pela BR 356 e, consequentemente pela avenida Presidente Kennedy no Jóquei ? Não é possível que isso seja verdade. Imagine a presidente Kennedy com carretas e caminhões transportando containers.
Existe o planejamento de uma rodovia de verdade para suprir as necessidades do porto ?

denis disse...

Anônimo 8:43 AM, existe sim esse tipo de projeto, é o chamado "corredor logístico" que será até cercado para uso exclusivo do empreendimento, o traçado ainda é um "mistério", pois irá gerar mais desapropriações, deve fica para depois das eleições municipais.
Uma coisa que me decepcionou na visita é que sinceramente esperava algum tipo de anúncio de investimento público dentro do município de SJB, coisa que ninguém anunciou. Do lado do empreendimento em si sabemos como anda, até porque é interessante para o idealizador tornar público, mas é impressionante a inércia dos poderes públicos em todas as esferas a falta de atuação com o orçamento que todos têm. Os problemas não vão aparecer, já estão presentes e a ação praticamente nula.
Quanto as PPP sabemos que tendem a aumentar, infelizmente a transparência destas é que fica muito aquém do esperado.