terça-feira, janeiro 15, 2013

Justiça aceita denúncia contra licenciamento ambiental de siderúrgica no Complexo do Açu

A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce dos Santos, da 38ª Vara Criminal do Rio, aceitou a denúncia do Ministério Público contra nove pessoas e três empresas - Ecologus Engenharia Consultiva, Ternium Brasil S.A e Braile Engenharia - por crimes contra a administração ambiental no processo de licenciamento da siderúrgica Ternium S/A, no Complexo Industrial do Açu, no Norte Fluminense.

Entre os indiciados está Carlos Alberto Fonteles de Souza, diretor de Informação e Monitoramento Ambiental do Insitituto Estadual do Ambiente (Inea) e as analistas Mariana Palagano e Tânia Maria Araujo Penna, também do órgão. O grupo é acusado de apresentar estudos contendo dados parcialmente falsos e enganosos e inclusão de informações inverídicas no processo para obtenção de licenciamento ambiental.

PS.: Atualizado às 10:18: O licenciamento ambiental questionado judicialmente é da siderúrgica Ternium do grupo ítalo-argentino Techint. Apesar de já possuir o licenciamento ambiental que agora está sendo questionado judicialmente, o grupo já havia suspendido (ou adiado) a instalação no complexo do Açu, depois que adquiriu 22% das ações da siderúrgica Usiminas, com os US$ 5 bilhões que tinha em caixa para a construção da unidade em SJB.

Veja no mapa abaixo a localização prevista para a siderúrgica Ternium no Distrito Industrial de São João da Barra - DISJB, uma Parceria-Público-Privada entre a Codin pelo governo estadual e a LLX pelo grupo EBX.

O grupo Technint é uma das empresas listadas para adquirir a siderúrgica CSA, construída recentemente, em Santa Cruz no Rio de Janeiro pelo grupo alemão Tyssen. Por conta destes dois movimentos e pela existência de capacidade instalada de siderúrgicas atualmente no mundo o projeto do Açu estava adiado e sem prazo.

Após a decisão da Justiça será importante observar a manifestação da Ternium e também do Inea que teve seus servidores arguidos criminalmente.


2 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, a imprensa está falando q essas grandes carretas transportando peças q estão passando por Campos, inclusive tendo q feichar a ponte General Dutra,é para a construção de uma siderúrgica no Açu. Para q são essas peças afinal, já q vc fala q não serão construidas siderúrgicas lá por enquanto?

Roberto Moraes disse...

Para mim esta informacao esta errada. Ou e para o estaleiro ou para o porto. Os projetos das siderurgicas estao suspensos.