sábado, janeiro 12, 2013

Nova geografia?

Países do sul passarão os países do norte em 2013. Isto é o que fala artigo do José Eustáquio Diniz Alves no portal EcoDebate refletindo sobre o tema a partir da questão ambiental. Confira mais detalhes aqui. Abaixo o gráfico que é tema da reflexão e que foi disponibilizado pela professora Margarida Mussa em seu perfil no Facebook.


2 comentários:

Anônimo disse...

Há um erro nesta interpretação. Nesta classificação, leva-se em conta não apenas o crescimento do PIB, mas o padrão de vida e o IDH destes países. O crescimento do PIB está sendo maior nos países emergentes, entretanto isso não garante desenvolvimento para estes países. A má distribuição de renda, a taxa de mortalidade infantil, o saneamento básico... ainda continuam precários nestes países.

Sem contar que o crescimento econômico dos países do "Sul" é alicerçado na instalação de maquilladoras, ou seja,estes países são meros apertadores de parafusos das transnacionais dos países do "norte". Neste casso ocorre a remessa de divisas.

Neste caso, isso não garante uma mudança entre os países do "Norte" e os países do "sul". Esta interpretação esta errada"

Anônimo disse...

Passeando pela orla de Farol, vi uma coisa estranha, há mais funcionários da prefeitura perambulando do que banhistas. Além disso também há umas cinco ambulâncias uma atrás da outra na orla, acho que em algum lugar está faltando ambulância. Será por isso que ela ganhou com tantos votos de diferença?