domingo, fevereiro 17, 2013

Boff opina sobre o perfil que gostaria para o próximo Papa

A opinião está na parte final de uma entrevista que o teólogo Leonardo Boff deu à Folha de São Paulo, da qual reclamou da síntese ou dos cortes. Assim, Boff deu divulgação à integra da entrevista que pode ser lida aqui.

"O perfil do próximo Papa, no meu entender, não deveria ser o de um homem do poder e da instituição. Onde há poder inexiste amor e desaparece a misericórdia. Deveria ser um pastor, próximo dos fiéis e de todos os seres humanos, pouco importa a sua situação moral, étnica e política. Deveria tomar como lema a frase de Jesus que já citei anteriormente:”Se alguém vem a mim, eu não o mandarei embora”, pois acolhia a todos, desde uma prostituta como Madalena até um teólogo como Nicodemos.

Não deveria ser um homem do Ocidente que já é visto como um acidente na história. Mas um homem do vasto mundo globalizado sentindo a paixão dos sofredores e o grito da Terra devastada pela voracidade consumista. Não deveria ser um homem de certezas mas alguém que estimulasse a todos a buscarem os melhores caminhos. Logicamente se orientaria pelo Evangelho mas sem espírito proselitista, com a consciência de que o Espírito chega sempre antes do missionário e o Verbo ilumina a todos que vem a este mundo, como diz o evangelista São João. Deveria ser um homem profundamente espiritual e aberto a todos os caminhos religiosos para juntos manterem viva a chama sagrada que existe em cada pessoa: a misteriosa presença de Deus. E por fim, um homem de profunda bondade, no estilo do Papa João XXIII, com ternura para com os humildes e com firmeza profética para denunciar quem promove a exploração e faz da violência e da guerra instrumentos de dominação dos outros e do mundo. Que nas negociações que os cardeais fazem no conclave e nas tensões das tendências, prevaleça um nome com semelhante perfil. Como age o Espírito Santo ai é mistério.Ele não tem outra voz e outra cabeça do que aquela dos cardeais. Que o Espírito não lhes falte."

26 comentários:

Blog Católico do Leniéverson disse...

Prefiro ouvir teólogos oficiais da Igreja católica, jamais escutaria algo de uma pessoa que já sofreu censura pública do então Cardeal Josef Ratzinger e do Papa João Paulo II.

douglas da mata disse...

Tava sumido hein, Leni...?

Ratzinger não tem muito a dizer, pois o homem infalível, falhou:

Ou por medo(covardia)! Ou por falta de medo(vaidade)!

Antes eram 90% da população brasileira...agora são 65%.

É chegada a hora de varrer esta escumalha católica do mapa!

Menos menos pedófilos, menos hipocrisia, menos "anestesiamento" dos conflitos sociais...

Não é à toa que nos países onde a ICAR é mais influente haja mais pobreza e sofrimento...questão de mercado...de almas!

Já vai tarde ratzinger, já vai tarde...

Anônimo disse...

Douglas da Mata, porque es tão radical ? , Suas idéias não condiz com a verdade. Pense antes de divergir dos comentários alheios. Pouco se aproveita dos seus comentários. Pare de ler imprensa marrom. Entregue seu coração ao mestres Jesus Cristo.

Aluisio disse...

Acho que não é possível termos um Papa latino-americano. Acredito que vá ser um italiano ou de outro país um europeu, até pela origem e configuração dos cardeais. A maioria dos que formarão o conclave são europeus. Não vejo outro caminho nesse momento. Esse é um dado objetivo.

Paulo Rocha Jr. disse...

Boa tarde Roberto, peço que publique um post sobre epidemia de Dengue em Santa Maria, realmente está fora de controle.
Na última semana fui levar meu sogro, minha sogra, meu pai, minha esposa ao hospital de Santo Eduardo, e a cada dia que chegava ao hospital, em conversa com o médico plantonista, o mesmo me informava que no dia mais de 40 pessoas já haviam passado por lá.
Em cada casa por aqui tem um pessoa com Dengue. Estamos tentando contato com o CCZ para solicitar uma ação com pessoal e Fumacê, mas até agora NADA....

Anônimo disse...

Douglas mata, todos são livres para escolher uma religião. Ratzinger tem suas razões pessoais para renunciar. Não prejulgue as pessoas . O simples fato de existir alguns doentes mentais infiltrado na igreja, não quer dizer que Ratzinger é o responsável. A religião católica é muito antiga e em todo lugar existe bons e maus elementos. Pare de atacar religiosos isso e crime.
Cremente.

douglas da mata disse...

Ele só é culpado por saber e acobertar. Claro que isto lhe coloca como cúmplice por omissão.

Em uma estrutura vertical e totalmente hierarquizada como a igreja, o cardeal ratzinger era como chefe da antiga Inquisição, o "corregedor" destes pedófilos, e o que fez?

Só transferências para que começassem com "carne mais fresca"...

Meu caro...leia, se informa, retire as viseiras da fé que atrapalham sua compreensão dos fatos...

Você é fraco, não tem estômago para debater o que ocorre nos corredores do Vaticano(estado aliás, comprado de um sanguinário ditador, no tratado de Latrão)...e eu não quero te desanimar...

Continue a acreditar nestas m---rdas, azar o seu...

Anônimo disse...

Eu não sou religioso , sou ateus.
Em toda associação jurídica existe hierarquia.
Douglas da mata sempre que ser o dono da verdade. Ter ou não ter uma religião não é uma viseira que tira a inteligência da pessoa.
A renuncia do atual papa é um mistério que somente ele e seus acessoes sabem a razão,
Especular com frases feitas por pessoas não religiosas simplesmente é um caso de cultura.
Devemos respeitar a todos , Mata não tem provas do que fala a respeito do papa e da igreja. Tira essa macara Mata. Use o blog para comentários que melhore a qualidade de vida da humanidade. Seja um homem de verdade é não um mascarado.

Anônimo disse...

Ele não renunciou pela vergonha da pedofilia que todos já sabem ser razoavelmente controlável. Não existe pressão de padres pedófilos para serem autorizados a mais liberdade nas suas sacanagens. O grosso da pressão e da divisão na Igreja, vem da lavanderia financeira empreendida no Instituto para as Obras Religiosas, mais conhecido como o banco do Vaticano. As ligações com os conservadores da Opus Dei (cujo membro dirigiu a instituição até seu afastamento em 2012), a infiltração da P2 - Propaganda Due - na política italiana e no próprio Vaticano, vem colocando os dirigentes da Igreja Católica em rota de colisão com estas forças "ocultas". Se o Papa enfrentá-las, com fez João Paulo I, corre o risco de morrer envenenado. Se capitular, governa sem autonomia. Ou então pede para sair...
Boff, que foi perseguido por Ratzinger, está certo. Deve ser um pastor. Que assim seja!

Anônimo disse...

Eu sou católico apostólico romano, O nosso Santo Papa esta doente, precisa descansar , por isso ele vai renunciar a bem da igreja. Ateus devem olhar para si mesmo pós quando apontamos um dedo para alguém tem quatro apontando para nos . Vivo o Saníssimo Papa um marco na história da humanidade.
Siprião.

douglas da mata disse...

Comentarista das 04:13, concordo.

O uso da pedofilia é só para sacudir a hipocrisia destes cretinos.

Eu também concordo com Boff, o papa tem que se restringir aos assuntos de interesse das crenças católicas, e ponto! Dentro do espectro privado que estes dogmas e crenças representam para si mesmos, e dentro do possível, buscar novos rebanhos, respeitando culturas e outros contextos religiosos.

No entanto, ao ponto que alcançaram as coisas, não dá para acreditar, e nisto o Boff só joga para a galera, e quem sabe, para colocar uma cunha no discurso conservador, que muito legitimamente, é o papel dele...

Agora, dentro deste comentário, vai outro, para o "ateu" midiota:

Olhem só:

"(...)Em toda associação jurídica existe hierarquia.(...)"

E desde quando a Igreja é uma "associação jurídica", lato senso?

Putz, ele não sabe que obediência e hierarquia significam na estrutura da ICAR, e fala uma asneira destas...

Midiota: a cadeia de comando vai de baixo a cima, desde a paróquia da conchinchina do brejo até Roma, escalonada em degraus hierárquicos que não permitem dissolver o conteúdo de um crime desta natureza na asneira que você tentou emplacar.

Não há espaço para defecções nesta cadeia de comando.

Ratzinger sabia, não punir e entubou...todo mundo sabe disso, até as pedras de mármore da Basílica de S. Pedro.

Midiota, longe de mim ser dono da verdade...Não há verdade! Há a sua, a minha, e tantas outras...aquela que mais convém a todos se legitima...só isto...!

Vai dormir, fiote, vai dormir que aqui não dá para você não...

fraquinho,fraquinho...

douglas da mata disse...

Rsrrsrsrsrsrs, este das 05:20 é o melhor...

Sei, sei, a maria era virgem, o papa não falha, deus-pai, filho e o ES são tudo a mesma coisa, e depois de morto surgiu dos mortos ao terceiro dia...

Ah, eva, a mulher, veio da costela de adão...e por culpa dela veio todo pecado...

E houve um dilúvio onde Noé salvou um casal de todas as espécies, e blá, blá, blá...


rsrsrsrsrsr....

Não é à toa que a América Lat(r)ina está onde está, rsrsrs...

douglas da mata disse...

Pela prisão de todos os padres pedófilos e todos os cardeais e bispos que os acobertaram.

Que sejam jogados nas cadeias para servirem de "mulherzinhas" todo o santo dia...onde poderão "ajoelhar e rezar", claro!

Pelo confisco de bens da Igreja pelos países onde há processos até que estes sejam julgados, para garantir pagamento das indenizações.

Pela divulgação imediata de todos os padres que já confessaram os crimes e pelos quais a Igreja já fez acordo.

O mundo tem que esculachar estes párias, todos os dias...

Anônimo disse...

Douglas, você é um personagem inteligente. gosta de falar sobre pedofilia na igreja, este e o tema do dia. Você e comunista e ateu ?. Não importa para mim nem para a humanidade. Ratzinger não expulsou da igreja suposto padres pedo fulos , porque não havia uma prova condenatória contra eles.Fale mas sobre a igreja católica porque o CPC. prevê que o réu esta produzindo provas de calunia contra si próprio.
att. Dr. Tadeu.

douglas da mata disse...

Dr Tadeu,

"produzir provas de calúnia contra si"...

Foi em qual faculdade que o senhor estudou?

Corre lá. Pede o dinheiro de volta e tenta em outra.

Já ouviu falar em exceção da verdade?

Pois é...seria ótimo que a "igreja" me processasse, porque, quem sabe, teríamos acesso ao farto material de processos e comunicações internas, acordos judiciais e confissões assinadas pelos "tarados de batina".

Isto, sem falar, no depoimento e nas sentenças em alguns países, como Holanda, n. Zelândia, Irlanda e EEUU.

Por aqui estamos meio atrasados, mas com certeza, há farto material.

Dr Tadeu, corre lá e processa a Faculdade, bom, isto se o sr souber como...

Que triste: enganado na profissão, e na fé também...mas tenha esperança, afinal deus não existe mesmo e você poderá se "redimir" um dia das asneiras que pregou...

Deve ter "matado" aula para segurar na batina do padre...rsrsrs

patético...simplesmente, patético...

Anônimo disse...

Pessoal, não alimentem o troll da mata. Assim como outros "comunistas", se declara ateu e ao invés de respeitar para ser respeitado prefere atacar e agredir (pelo visto um fã enrustido do modo de trabalho do coronel bolinha).

Eu não concordo com a igreja catolica, assim como as protestantes, mas não acho certo que porque não concordo que seja varrida a "escumalha católica do mapa!".

Isso vindo de um "comunista", defensor das igualdades, etc, bem, é por isso que o ser humano é hipocrita né? Alias, quer hipocrisia maior que ser ateu e socialista? Afinal, como ja diziam, o socialismo é um puxadinho do cristianimo, com seus ideais de igualdade, não ao lucro, etc. Ehehe

douglas da mata disse...

Capitã bolona:

"Eu não concordo" com a Igreja.

Como assim?

Como ateu ou crente nesta ou naquela denominação não em cabe concordar com a Igreja, seja esta ou aquela.

Dogmas não se discutem: ou se acredita ou não!

A confusão cretina que você quer fazer é o respeito a diversidade religiosa(que eu mantenho e respeito) com a denúncia e disputa política no âmbito temporal exercido pelas igrejas, o que é nefasto para qualquer sociedade que busque os valores que você listou, mas que não parece bem entender como são e como lutar por eles.


Aliás, sendo você quem é, não sabe mesmo.

ou você acha que há algo de debate religioso na pedofilia dos tarados de batina?

ou no mercado de gente negra feito pela Igreja?

ou no estelionato da fé praticado pelos pentecostais?

eu não acho, e inclusive combato, de forma veemente, os que trazem questões dogmáticas ou de suposta defesa da liberdade de culto pra esconder tais práticas.

Isto é que ataca a liberdade religiosa.

Os maus atos dos que falam em nome da Igreja, inclusive seu chefe maior, que ao invés de punir, se aliou aos tarados de batina.

Minha filha: vá estudar História, e aprender que o carpinteiro bastardo e os cristãos nada tinham que ver com socialismo, muito ao contrário, foi só o cabedal "conformista" do carpinteiro que possibilitou Roma encampar a religião do judeu moralista(um tipo de Heloísa Helena de barbas, na época) como oficial.

Deu tão certo que nada se comparar ao poder da Igreja "dos pobres", mas que jaz em ouro e em lavagens de dinheiro da máfia.

Você é fraca, sempre foi fraca, e não melhorou nada.

douglas da mata disse...

PS: como "respeitar" um papa que entuba a se associa(por omissão) a tarados de batina?

isto vindo de uma mulher tida como feminista é o quê: psicopatologia?

distúrbio sexual?

douglas da mata disse...

Ninguém mais? Ainda tem senha...

Já desistiram...putz, que falta de fé.

Anônimo disse...

Ilmo. Sr. Douglas Mata, venho por meio deste, solicitar a V.Sa. que use a coesão nas seus debates, não ataque os comentaristas com termos chulos, mude essa foto de personagem de cinema, corrija seu nome unsando lentra maiúscula nos nomes que pelo visto é próprio, corrija os erros de concordancia acentue corretamente as palavras de seus comentários .
Você parece que tem fome de vingança. possivelmente e um dos integrantes contra os acampados da Usina Cambaiba.Você quer ser lider dos acampados ?.Você bebe , Fuma, Tome um simancal.

Anônimo disse...

Sr; Douglas Mata, sou um católico fervoroso, vou as missas todos os dias , fui sã cristão da igreja, respeito o padre como repeito Deus, respeito o Sr. como repeito o padre, Deus o todo poderoso perdoará suas injurias,oro por sua alma todos os dias, sei que você tem Deus no coração, você tem padrinho e madrinha católica, tenho a cópia de sua certidão de batismo. você diz que ateu mas e atoa.

Anônimo disse...

Douglas , você me mata de rir, Sua sapiência é cômica. Debate comentário com anonimo isso é burrice.

Anônimo disse...

Mata, você é muito legal. Gosto de sua desenvoltura das palavras e palavrões, tu es um fervoroso cristão, inclusive beija as mãos dos padres, você é vitima de pedofilia ? . Parece ter um trauma . Não fique zangado com o papa ele é um homem bom, não casou, não roubou, estudou muito é poliglota, te abençoa todos os dias, nunca te pediu um centavo, Você sendo uma pessoa que gosta de combater o mal, acabe com as drogas e os viciados.
Clementino.

Anônimo disse...

Mata, Deus amor o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito , para que todo aquele nele crer não pereça e tenha a vida eterna
Sou cristão, o Santo Papa segue os mandamento de Deus. Você segue os os mandamentos de Adolf Hitler ?.

Anônimo disse...

O alto escalão da Igreja acredita em deuses? Alguém que montou toda essa farsa chamada Igreja Católica seria tão ignorante ao ponto de acreditar em deuses?
A maior prova de que o papa é ateu é sua INTELIGÊNCIA.Alguém com o nivel intelectual dele não perde tempo com crenças, e sim explora as crenças dos tolos.
(Dedico este comentário ao companheiro douglas da mata)

FUI-ME

Pedro Rocha disse...

Professor Roberto

Favor dar uma olhada nesse post por conta de certos intolerantes.

Dar voz à intolerância desabona qualquer blog.