sábado, fevereiro 23, 2013

Lincoln

Gosto de filmes históricos. Lincoln é um bom filme. Não sei avaliar sobre a premiação do Oscar e os interesses de Hollywood.

Talvez, o filme pudesse ser menos longo. Por outro lado, a redução, talvez, comprometesse a exposição do que é um dos pontos altos do filme, a exposição das negociações políticas de bastidores e o jeito peculiar do presidente Lincoln, o de origem de classe social mais baixa da história dos EUA.

Assim, como na história sobre a abolição brasileira, o filme ignora solenemente a luta dos negros americanos pela liberdade e deixa transparecer uma concessão dos brancos em prol da humanidade.

Só que diferentemente do caso da nossa abolição, ao invés da divulgada penada da princesa Isabel, o roteiro do filme Lincoln, mostra uma imbricada negociação política que envolveu interesses poderosos, em meio a uma guerra civil que dividia os EUA.

O filme ajuda a mostrar o quão complexo e dura é a vida política, ao mesmo tempo que evidencia o pragmatismo que ela exige, embora e também, e de forma magistral, reforça os "limites éticos" em todo este processo.

Vale a conferida!

5 comentários:

Anônimo disse...

Hipocrisia! Abolir a escravidão?
Ele apenas aboliu a escravidão, por pressões dos grandes empresários do Norte, que julgavam ser mais barato o salário de um trabalhador livre, do que comprar um escravo de vida útil de 5 anos e sustentá-lo.

A verdade é que o Norte dos EUA, rico e industrializado, com forte indústria bélica, viu no Governo de Direita do republicano Lincoln a chance de expansão econômica através da guerra. E foi o que ocorreu. E como ainda ocorre hoje em dia (veja de onde são as empresas que estão reconstruindo o Iraque e Afeganistão, por exemplo). Empresas foram beneficiadas e cresceram enormemente com a guerra e a corrupção assolou o norte do país e o governo do país. O sul era agrícola e pobre. A abolição da escravidão se prestou como uma boa desculpa para fins mais escusos. E Spielberg sabe como ninguém traduzir a alienação americana em um lindo sonho de liberdade ao melhor estilo “ET over the moon”.

Anônimo disse...

Ao anonimo 12:24 am.Teoria da conspiração contra Lincoln amigo? Mas que comentario sem logica.se sua tese fosse verdade sera que os americanos nao iriam saber? A propria comissao do OSCAR nao iria querer saber dessa LENDA do Spielberg.LINCOLN para os americanos se compara um pouco a VARGAS para nós brasileiros:HEROI PRA UNS,BANDIDO PRA OUTROS.

Anônimo disse...

Ao comentarista das 12:34:

Tira os óculos do anti-americanismo; acaba aparecendo como um reacionário pró-escravidão.

É tanta a vontade de acreditar que houveram outros interesses para abolir a escravidão (ainda que tenham existido), que você termina relativizando a importância do feito.

É a perfeita síntese do pensamento do obtuso-esquerdista: a civilização ocidental é a que brindou a melhor qualidade de vida na história da humanidade. Mas como ela se rege pela democracia capitalista, na verdade é má, muito má...

Diferente das experiencias comunistas de Stalin e Mao, que o anônimo deve admirar: eliminaram milhões de pessoas, mas tinham, no fundo, a belíssima finalidade de criar uma sociedade melhor.

É tanta amargura que nem deve ser capaz de admirar um bom filme americano, apenas pela procedência. Pobre infeliz...

Anônimo disse...

Gnte, teoria da conspiração...como assim?Comentário sem lógica do anonimo primeiro?Vejo isso naõ.Todos sabemos, ao menos os menos néscios, que nos bastidores do poder terríveis interesses economicos permeiam as cabeças .
Jogam para a galera o tempo todo enquanto montam absurdos por trás das cortinas.

Anônimo disse...

LINCOLN LEVOU 2 OSCAR,MELHOR ATOR:DANIEL DAY LEWIS E MELHOR DIREÇAO DE ARTE (OU MELHOR DESIGNER).
SPILBERG NÃO LEVOU COMO MELHOR DIRETOR.ANG LEE VENCEU COM O FILME PI.

PROFESSOR ASSIM COMO VOCE, CURTO DE MAIS UM FILME HISTORICO E TAMBEM BASEADO FATOS REAIS.