quinta-feira, junho 19, 2014

Nova pesquisa do Ibope mostra estabilidade do quadro eleitoral

Apesar da estratégia: vaia, xinga, pesquisa, os números divulgados há pouco pelo Ibope/Globo sobre a disputa presidencial indica que o quadro é o mesmo de antes: Dilma 39%; 21% Aécio; 10% Campos.

Nas simulações de 2º turno os números melhoraram um pouco para Dilma:
Dilma 43% x 30% Aécio; Dilma 43% x 27% Campos. Antes a diferença para Aécio era de 9% (42% x 33%) e agora é de 13%. E, em relação a Campos, a diferença era 11% (41% x 30%) e passou a ser de 16%. Aqui está, talvez, uma das maiores mudanças. No confronto direto já começa a haver sinalizações, mesmo com a queda da popularidade do governo. Ninguém vota assim nas urnas e sim nos candidatos.

Na pesquisa espontânea, Dilma fica com 25%; Aécio com 11% e Eduardo Campos, com 4%. E o ex-presidente Lula ainda aparece com 3% dos votos.

Em votos válidos que é como a apuração se dá sem os indecisos, brancos e nulos Dilma tem 49,3% x 50,7% de todos os demais candidatos somados, o que pela margem de erro é de 2,2%, que a eleição pode ser decidida no 1º turno.

Agora observem o que está só no final da matéria do Globo Online, quase um rodapé: "A pesquisa Ibope/CNI mostra um cenário estável para a presidente Dilma Rousseff na corrida eleitoral, apesar da queda de popularidade. Isso porque, em levantamento realizado pelo Ibope/Globo em 22 de maio, Dilma aparecia com 40% das intenções de voto; Aécio com 20%; Eduardo Campos com 11%."

Há ainda alguém que queira falar em imparcialidade? Observem que o horário eleitoral por enquanto é só da oposição nos telejornais diários. A de Dilma virá ainda. Agora veja o que é manchete em O Globo: "Popularidade do governo de Dilma cai de 36% para 31%".

Porém, a pesquisa sobre as escolhas eleitorais são as mesmas. A manchete poderia ser considerando os números: "Quadro estabilizado em nova pesquisa do Ibope" apesar da redução da popularidade do governo.

Enfim, continuamos acompanhando.

PS.: Atualizado às 13:23.
Atualizado às 17:20: Embora sejam pesquisas de institutos diferentes, os números do Ibope, desta pesquisa, entre 13 e 15/06, são praticamente iguais aos do Vox Populi entre 31/05 a 01/06. O fato pode reforçar a hipótese de que em duas semanas quase nada se alterou. Pelo Ibope Dilma tem 39%; Pelo Datafolha tinha 40%; Aécio 21% nos dois; já Campos teve 8% no Datafolha e o Ibope de hoje deu 10%.

Atualizado às 22:52: E a melhor veio agora à noite: o JN apresentou a pesquisa do Ibope apenas como de avaliação do governo e nem citou que existiam os números da intenções de voto, porque lá Dilma sobe de 38% para 39%. E a pesquisa foi encomendada pela Globo. Só mostraram as avaliações sobre o governo e ninguém vota nisto, embora seja mais um dos dados apurados. Muito menos apresentaram as diferenças nas simulações de 2º turno, onde Dilma ampliou a vantagem contra Aécio e contra Campos. Este é o jornalismo imparcial da mídia comercial!

Nenhum comentário: