sábado, março 07, 2015

"Arte de rua: movimento artístico-cultural em Campos/RJ" - Rap Liga Noiz

No espaço entre aulas, conversando com o companheiro de trabalho, professor Gabriel Duarte, que também é advogado e músico, ele me apresentou a alguns trabalhos de artistas da planície que não têm a visibilidade que poderiam ter, se vivêssemos num ambiente diverso.

Para além do poder público, parece quase um consenso que a cultura não pode viver quase que unicamente de uma plataforma de eventos. A formação cultural e a criação de ambientes para integrar as diferentes formas de arte poderia produzir algo bastante interessante. Fiquei ainda mais convicto disso, ao ver diversos trabalhos que o Gabriel me apresentou. Em especial, este do Rap Liga Noiz.

Assim, eu pedi que ele pudesse preparar o blog uma apresentação de alguns destes artistas e de suas produções. Desta forma surgiu esta série que eu deixo por conta do Gabriel:

"Arte de rua: movimento artístico-cultural em Campos/RJ"

"Nos últimos anos a cidade de Campos tem sofrido uma série de transformações. A chegada de grandes empreendimentos na região norte-fluminense aumentou o fluxo de pessoas, de capital, o que provocou mudanças nos aspectos econômico e social. 

Culturalmente, a cidade que sempre demonstrou dificuldade em se manifestar artisticamente, vem superando sua apatia face ao surgimento de novas manifestações culturais, numa onda que parece acompanhar a tendência dos grandes centros urbanos em relação a ocupação de espaços públicos e a apropriação desses espaços para fins culturais e artísticos. 

Prova disto, é a iniciativa do grupo de Rap Liga Noiz, nascido em 2012 na cidade de Campos/ RJ e formado por Elan Fabolous, Nenem Mc e Lukas Rasta, que em parceria com o produtor Fabio DyRua, produziram o videoclipe da música “2013”. 

Música e vídeo, retratam a problemática social da periferia brasileira, ilustrada pela realidade da periferia campista. O vídeo gravado em Campos/RJ, teve como locações áreas da cidade marcadas pela exclusão social, como a Favela da Linha e Favela da Baleeira, bem como áreas de grande circulação da classe trabalhadora, como a Rodoviária “Velha” e o Mercado Municipal. 

Além da crítica social marcada pela letra, na qual satiriza, em seu refrão, a vinheta de fim de ano da Rede Globo de Televisão, o vídeo ainda chama a atenção pela sua riqueza de imagens onde se firma como importante registro histórico da cidade. 

A garantia de que este trabalho não se trata de uma iniciativa isolada se deve ao fato de o mesmo estar inserido dentro de um movimento maior do Rap e da cultura hip hop na planície Goytacá. 

O “Rima Cabrunco”, manifestação urbana, que une os principais elementos da cultura hip hop, se caracteriza pela união de pessoas em torno de um objetivo comum, dar voz a uma parcela da sociedade reprimida e excluída da mídia comercial e das atividades culturais promovidas pelo poder público local. 

As batalhas de Mc's acontecem de baixo do viaduto no centro da cidade, e demonstra como a região possuí fôlego para manter vivo uma cultura artística, urbana oriunda da periferia. São inciativas como a do grupo de Rap Liga Noiz e do Rima Cabrunco que renovam a esperança de um legado cultural a ser deixado para as futuras gerações no interior do estado."

Nenhum comentário: