quarta-feira, março 18, 2015

Parque Tecnológico do Norte Fluminense: hora de recuperar o tempo perdido?

Depois de um esforço de mais de cinco anos de organização e mobilização de entidades/instituições, finalmente parece que sairá das intenções para sua concretização, o Parque Tecnológico do Norte Fluminense. 

Foi marcado marcado para esta quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Campos, a assinatura de um Protocolo de Intenções visando fomentar o projeto de criação do parque que propõe a criação e apoio ao desenvolvimentos de empresas na região.

A cerimônia foi marcada para 15 horas e tem a adesão de 16 instituições representando o poder público municipal, instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas e entidades de classe do setor produtivo da região.

A ideia de um parque tecnológico numa região com boa estrutura de ensino e pesquisa é uma das formas de se aliar o conhecimento à geração de emprego, renda e à dinâmica econômica, que possa se expandir para outras cadeias produtivas, para além do setor de petróleo.

O Parque Tecnológico não deve ser visto como solução mágica em discursos que enxergam as possibilidades do desenvolvimentos e econômico e social como panaceias. 

O Parque Tecnológico é um avanço para as atividades da Incubadora de Base Tecnológica de Campos (TEC Campos) que já vem funcionando neste período, incentivando ideias e projetos para transformar conhecimento e inovação, em oportunidades de emprego qualificado e geração de renda.

O desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro precisa ir para além da região metropolitana e simultaneamente, buscar formas de superar a já forte dependência da cadeia produtiva do petróleo e do gás. 

Caso, efetivamente, o Parque Tecnológico tenha características regionais (supra-municipais) e possua o apoio e incentivo das instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, com quase uma década de atraso, poderemos estar assim, iniciando um novo ciclo.

Para que as coisas aconteçam será necessário um trabalho duro e pesado pela frente, num espaço temporal que deverá estar muito para além de mandatos dos gestores envolvidos. Até por isso, o quanto mais cedo se iniciar, mais rápido estaremos recuperando o tempo perdido até agora. Que todos possam cuidar deste fruto neste limiar do outono. 

Nenhum comentário: