sábado, março 28, 2015

Saneamento e apoio à vida e às atividades rurais em SFI

O Programa Rio Rural da Secretaria Estadual de Agricultura continua desenvolvendo bons projetos em comunidades rurais, no interior do estado. Os projetos e as ações sempre são desenvolvidos em parceria com as prefeituras.

O blog cita nessa nota, uma dessas ações que em nosso entendimento merece destaque. Ela se dá no campo do saneamento com repercussão direta na área ambiental.

Nessa última semana, 200 famílias que residem no assentamento de Tipiti, situado na localidade de Morro do Bode, zona rural do município de São Francisco de Itabapoana, foram contempladas com o saneamento rural.

O projeto do programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, em parceria com a PMSFI viabilizou a instalação de fossas sépticas biodigestoras. Essas fossas são projetos criados pela Embrapa com o objetivo da destinação adequada dos dejetos, evitando a poluição e o desperdício da água.

O programa Rio Rural articula ações tendo como eixo o desenvolvimento econômico social nas regiões do entorno das microbacias de 24 municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana. Os organizadores da ação dizem que já entregaram mais de 18 mil fossas sépticas no estado, num investimento de R$ 8,5 milhões.

Merece registro ações desse tipo que junto com apoio à agricultura familiar produz e reforça a sociabilidade rural que a modernidade urbana tende a qualificar como inferior ou atrasada. Ao contrário, além de bancar a comida e o alimento na áreas urbanas, a vida nas áreas do interior podem e devem ter apoio das gestões que evitem o adensamento e a concentração nas áreas urbanas.

Para isso, não apenas saneamento, mas também habitação, educação, comunicação (internet) e saúde devem ter o apoio das gestões para que a qualidade de vida possa melhorar sem precisar que a migração seja a única alternativa.

PS.: Com informações e foto da Ascom da PMSFI.

Nenhum comentário: