quinta-feira, setembro 24, 2015

Relançamento do livro "Faria tudo outra vez" é hoje no FDP

Recebi do autor Avelino Ferreira o convite que publico abaixo. O mesmo convite também me foi enviado pela professora Ana Costa, da UFF, com os comentários que eu tomei a liberdade de também trazer para este espaço:


"Tive a honra de ser convidada pela família do Sr. João Antônio de Faria, para participar amanhã, dia 24/09, da 2ª edição do livro "Faria tudo outra vez" de Avelino Ferreira e estou partilhando com você. Para quem não conhece, esse foi o fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos, o primeiro do Brasil. Sua luta para aprender a ler e desta forma poder conhecer e se apropriar da CLT e demais instrumentos legais, para garantir os direitos dos trabalhadores, ou ainda a greve por ele coordenada contra o monopólio dos armazéns das usinas na compra e venda de gêneros para seus empregados e pelo pagamento quinzenal, ocorrida em 1932, em Campos dos Goytacazes, são apenas algumas das questões que faz desse homem um pioneiro e protagonista das lutas das classes trabalhadoras na nossa região, mas que se espraiara para lugares mais distantes. Certamente, o motivo da 2ª edição do livro que conta a sua história."

Aproveito a oportunidade para parabenizar os organizadores do evento Festival Doce Palavras (FDP), pensado pela Associação de Imprensa de Campos (AIC), estruturado junto da Associação Campista de Letras (ACL), Codenca (PMCG) e pela Câmara Municipal. No facebook cumprimentei Vitor Menezes, presidente da AIC como transcrevo abaixo saudando também aos demais organizadores que colocaram a ideia sob a forma de ação: "parabéns Vitor pela concretização da ideia que parecia impossível. Mais do que a economia a Cultura é uma das saídas para a construção de uma nova concepção mental da vida na pólis. Parabéns ainda pela costura institucional que viabiliza a ideia, sem cooptações, mas com diálogo".

Confiram aqui a programação completa do Festival Doce Palavras e outros detalhes do evento.

PS.: Atualizado às 12:28 e 12:31.

Um comentário:

douglas da mata disse...

Uma pena que os canibais da lapa não percam o cacoete personalista...É o cachimbo que entorta a boca.

No convite, ao invés de institucionalizar o cargo, despersonalizando-o, o Presidente da Casa Legislativa (casa sem leis?) assina a missiva, personalíssimamente.

Um primor de uso do din-din público para promoção individual.