sábado, junho 10, 2017

Morre mais um petroleiro vítima de explosão em navio-sonda na Bacia de Campos

Mais um petroleiro, agora, Jorge Luis Damião faleceu hoje, por conta da queimadura que sofreu em 96% do corpo, em função da explosão que ocorreu ontem na caldeira na praça de máquinas do navio sonda NS-32 (Norbe VIII), afretado pela Odebrecht, na Bacia de Campos, conforme nota publicada ontem, aqui no blog. A empresa Odebrecht Óleo e Gás (OOG) é prestadora de serviço da Petrobras.

Ontem faleceu Ericson Nascimento de Freitas, de 28 anos que era técnico em inspeções. Eduardo Aragão Lima passou por cirurgia ontem, seu estado é grave e está no Hospital de Macaé, RJ. O quarto trabalhador atingido, Fernando Garcia Pinheira teve alta hospitalar hoje.

Em documento que o blog teve acesso (abaixo), um alerta do setor de SMS da Petrobras foi emitido fazendo um alerta para outras unidades, sobre os riscos de explosão similar.

Evidente que um acidente com tamanha gravidade com explosão de uma caldeira (equipamento de alto risco, ainda mais numa plataforma) que mata dois trabalhadores terá que ser melhor analisado.

Porém, como disse ontem aqui no blog, nesta fase de colapso do ciclo petro-econômico - com redução do preço do barril -, as ações para redução de custos são sempre muito grandes e algumas vezes, desarrazoadas. Isso, faz com que os riscos se ampliem quase como consequência direta. O mesmo se dá com as reduções de contingente embarcado nas sondas e plataformas.

As causas do acidente devem ser apuradas. Infelizmente é muito comum a responsabilização dos trabalhadores, escamoteando causas originais que podem levar à ocorrências dos acidentes, quando as hipóteses de redução sem critérios dos custos podem afetar os processos e a segurança no trabalho.

O Sindipetro-NF declarou luto por conta da morte dos dois trabalhadores da Odebrecht Óleo e Gás (OOG).


Nenhum comentário: